Prémios 'Escolha do Consumidor Angola' acontecem quinta-feira

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 20 Março De 2024    08h14  
Produtos da cesta básica na Lunda Sul
Produtos da cesta básica na Lunda Sul
Cedida

Talatona - A primeira edição dos prémios 'Escolha do Consumidor Angola' vai ser realizada nesta quinta-feira (dia 21), em Luanda, para a eleição de empresas, produtos e serviços que mais se destacaram em 2023.

O prémio, que conta com 30 categorias, vai distinguir 20 marcas, com base em estudos quantitativos e qualitativos realizados junto dos angolanos, segundo o director-geral dos prémios Escolha do Consumidor Angola, Miguel Ângelo.

Em conferência de imprensa sobre o evento, realizada terça-feira, a fonte disse que a Escolha do Consumidor, lançada em 2023, espelha de forma fiável a opinião que os consumidores têm na experimentação dos produtos e serviços, bem como representa para o consumidor informação clara e fiel para outros utilizadores e consumidores.

O director explicou ser uma metodologia que existe há mais de 13 anos em países europeus, representando as marcas, produtos e serviços na voz dos consumidores que se destacaram.

Para tal, faz-se a inscrição e consultas nos mercados sobre a avaliação da marca e do produto, desde embalagem, tipo de garrafa e conteúdo, experiência de serviço e produto.

Em função disso, o produto, marca ou serviço que tiver melhor desempenho será o vencedor do prémio Escolha do Consumidor.

Sem revelar os prémios e nem o valor de participação, disse apenas que o passo inicial é a inscrição.

Miguel Ângelo espera que a informação ajude a melhorar o serviço prestado ao cliente, pois o relatório vai passar informação sobre os aspectos que devem ser melhorados.

Para além de Luanda, o prémio conta com a participação de concorrentes de outras províncias do país.

No âmbito da 1ª edição da Escolha do Consumidor em Angola, os estudos quantitativos e qualitativos iniciaram em Outubro de 2023, contendo várias etapas, por via online ou telefónica, presencialmente e através da visita do 'cliente mistério'.

Foram consultados consumidores de todas as províncias do país, segundo a percentagem da distribuição da economia nacional.

Para a presente edição, concorrem 20 marcas, a maioria angolanas, em categorias que representam produtos ou serviços existentes no mercado nacional, como seguradoras, telecomunicações, alimentar, centros comerciais, hotelaria, tecnologia, entre outras.

As marcas vencedoras ganham um prémio simbólico,  para além de obterem uma poderosa ferramenta de gestão e os relatórios com as conclusões de Escolha do Consumidor, que lhes permitem perceber melhor as preferências dos seus clientes e como melhorar a sua oferta e desempenho.

Adicionalmente, os vencedores podem usar o selo Escolha do Consumidor em toda a sua comunicação, durante o ano da premiação, conferindo-lhes notoriedade e outras vantagens competitivas importantes.

Segundo dados de Escolha do Consumidor, depois da atribuição dos prémios, as marcas vencedoras têm registado aumentos do volume de vendas entre 5% e 35%, dependendo da categoria.

Dar voz ao consumidor e valorizar as marcas é um dos princípios base do sistema de avaliação internacional. Com esta missão, a Escolha do Consumidor impulsiona a melhoria do ecossistema empresarial e de mercado, numa relação em que todos, empresas e consumidores, saem a ganhar. VS/QCB





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