Empossado novo elenco da Associação dos Empresários do Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 11 Fevereiro De 2023    14h35  
Novo Corpo Gerente da Associação dos Empresários do Cuanza Norte toma posse
Novo Corpo Gerente da Associação dos Empresários do Cuanza Norte toma posse
Diniz Simão

Ndalatando- Os novos corpos sociais da Associação dos Empresários do Cuanza Norte (AEKN), para o quadriénio 2023/2027, presidido por Nádia Patrícia Júlio Laranjeira, tomaram posse, este sábado, em Ndalatando.

Nádia Laranjeira, que substitui no cargo, Gilberto Simão, foi confirmada na liderança da AEKN no decurso de uma assembleia-geral, realizada em Dezembro último, nesta cidade, com 25 votos a favor, contra um do presidente cessante, que também concorreu à sua sucessão.

A associação tem Gonçalves Aníbal e Rosa Cabitango como primeiro e segundo vice-presidentes, Gaspar Faustino Domingos e Segredo Africano como primeiro e segundo secretários executivos.

Tomaram, igualmente, posse Domingos Barros, no cargo de presidente de Mesa da Assembleia-Geral, António Francisco dos Santos, vice-presidente e Wilson Rocha, primeiro secretário deste órgão estatutário da associação.

Para o Conselho Fiscal foram empossados Garcia Alberto António, presidente, assim como Estêvão José Manuel e Branca João dos Santos, respectivamente, primeiro e segundo vogais.

Tem ainda, Américo Romão como secretário para os assuntos Industriais, Alberto José Fragoso como secretário para os assuntos Agro-pecuários, Maria Alberta João André como secretária para os assuntos de Hotelaria e Turismo.

Fazem ainda, parte do novo elenco António Gaspar como secretário para os assuntos Comerciais, Mário Egas Proença como secretário para os Assuntos de Construção Civil e Manuel da Conceição Diogo como Tesoureiro.

Ao falar durante o acto de posse dos novos corpos gerentes da associação, a presidente de direcção executiva da associação, Nádia Laranjeira, reiterou a sua disponibilidade em contribuir para o desenvolvimento da classe empresarial.

Para tal, defendeu a necessidade de se apostar no reforço das capacidades técnicas dos empresários, por via da formação.

Vai ainda, priorizar o diálogo com os parceiros da associação, mormente, os bancos comerciais, visando a busca de soluções para a redução dos entraves no acesso ao financiamento.

A aposta no associativismo, que considerou o modo de organização eficaz para a solução dos problemas que aflige a classe empresarial e afirmar-se como interlocutor mais válido do Governo para a implementação dos seus programas económicos e socais, constam também, das prioridades do novo elenco da associação.

Testemunhou a acto a representante do Governo do Cuanza Norte,  Dálcia Pinto,  que solicitou à nova direcção mais acutilância e trabalho para desenvolver a  classe empresarial local.

A Associação dos Empresários do Cuanza Norte (AEKN) foi fundada a 11 de Julho de 2017 e congrega perto de 50 empresários.

O acto foi marcado pela ausência do presidente de direcção executiva da associação cessante, Gilberto Simão, que contesta os resultados da última assembleia-geral. DS 

 





+