Primeira fase do troço Samba Caju/Banga termina em Dezembro

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 17 Fevereiro De 2024    13h40  
Obras e reabilitação da via samba caju Banga
Obras e reabilitação da via samba caju Banga
Diniz Simão

Ndalatando – A primeira fase da obra da estrada Samba Cajú/Banga, com 25 quilómetros já asfaltados, estará concluída em Dezembro deste ano, anunciou este sábado, no município da Banga, o responsável  da empreitada, Francisco Pinto.

A empreitada, orçada em 39 mil milhões, 344 milhões, 678 mil kwanzas, compreende 46 quilómetros (Samba Cajú/Banga). 

Os trabalhos apresentam uma execução física de 48,  91 por cento e igual valor para a financeira.

O troço consta de um pacote de três lotes: Samba Caju/Uiangombe/Banga, num percurso de 46 quilómetros, Banga/Quiculungo, numa extensão de 35,5 quilómetros, e Quiculungo/Bolongongo, com nove quilómetros e meio, compreendendo os percursos das estradas complementares 316/122 e Estrada Nacional 225.

O responsável da empresa Griner, que falava à imprensa a propósito da visita de trabalho de dois dias à província do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, informou que foram já construídas sete pontes e 144 passagens hidráulicas.

 As obras contemplam ainda a construção de 50 passagens hidráulicas e sete pontes de 10 a 25 metros de comprimento.

O ministro Carlos dos Santos, acompanhado pelo governador da província do Cuanza-Norte, João Gaspar Diogo. começou por avaliar o estado técnico da ponte sobre o rio Lucala 1, na Estrada Nacional 230, no município com o mesmo nome.

 A ponte apresenta fissuras e deslocação de placas de metais, cuja reabilitação, de acordo com o governante, afigura-se  “urgente”,  tendo em conta o fluxo rodoviário que se regista nessa via.

De acordo com a agenda de trabalho, ainda hoje, o ministro vai verificar o estado de progressão de algumas ravinas na província, o estado de execução da obra da urbanização de Cazengo, as estradas entre Golungo Alto e Ngonguembo e o troço entre Zenza do Itombe, Caxilo e Ndalatando. EFM/IMA/VIC 

 





+