Cunene com aumento da produção de energia

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 06 Julho De 2022    21h35  
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
José Cachiva

Ondjiva – O ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, anunciou, esta quarta-feira, a entrada em funcionamento da primeira, de duas turbinas eléctricas na cidade de Ondjiva, província do Cunene.

As duas turbinas têm capacidade de gerar  25 megawatts de energia, aumentando a capacidade de produção de energia eléctrica de 8.9 para 58,5 megawatts.

A  província do Cunene contava com uma potência de 11.9 megawatts, sendo 8.5 proveniente da estação de Onuno (Namíbia) e 3.4 da central de Ondjiva.

O ministro, que falava à margem do acto de consignação das obras de construção da Barragem da Cova do Leão, realçou que a nova turbina cobre as necessidades de energia a cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene.

”Estamos a fazer um esforço para colocar, nos próximos tempos, a segunda turbina com a mesma capacidade de produção de energia, com vista a aumentar a oferta deste bem”, afirmou

João Baptista Borges informou que a maior atenção recai para a ampliação da rede de distribuição, com a montagem de novos PTs e ligações domiciliares em todos bairros sem energia.

Lembrou que o país pagava uma factura mensal de um milhão e 300 mil dólares, a Nampower,  na Namíbia. Com a nova turbina,  reduziu para metade, devido ao investimento feito na  central.

Explicou que estão ainda a desenvolver um programa de interligação entre o Centro e Sul de Angola, com a construção de uma linha de alta tensão, produzindo energia limpa das hidroeléctricas para o Cunene.

João Baptista Borges afirmou que, além disso, dentro do conjunto de projectos de energia solar de dois mil milhões de dólares americanos, o Cunene está abrangido e vai beneficiar da instalação dos sistemas de energia fotovoltaicos em todas as sedes municipais e comunais.

As turbinas estão orçadas em 40 milhões de dólares cada.

 





+