Angola encaminha adesão a ITIE

     Economia           
  • Moxico     Quarta, 11 Maio De 2022    17h03  
Um ângulo da cidade de Luanda, capital de Angola
Um ângulo da cidade de Luanda, capital de Angola
Tarcísio Vilela - ANGOP

Cidade do Cabo (Do Enviado Especial) - Angola pode ser aceite como membro da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE), em Junho, durante o Conselho do “Bureau” do organismo, informou, esta quarta-feira, na Cidade do Cabo, o director Executivo do Comité Intercontinental desse mecanismo, Mark Robinson.

O gestor deu essa informação à ANGOP após reunir-se com o ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, à margem da Conferência Internacional sobre Mineração em África Mining Indaba, afirmando que o processo  “está a correr muito bem”.

A ITIE é um mecanismo de promoção de transparência e gestão responsável das receitas provenientes do sector extractivo, com vista a permitir o uso adequado e monitorável dos mesmos e contribuir para a estabilidade económica e política dos países produtores de tais recursos.

O organismo promove a transparência na gestão das receitas provenientes da indústria extractiva, através de acções de verificação, conciliação e publicação dos pagamentos efectuados pelas empresas e das receitas recebidas pelo Estado nos sectores de mineração, petróleo e gás.

Com 27 países membros em África, a ITIE cria espaço de diálogo e de confiança no qual os governos, as empresas e a sociedade civil debatem sobre a informação disponível nos relatórios anuais da ITIE a respeito das receitas provenientes da indústria extractiva e a governação do sector extractivo.

Tudo indica que, na próxima reunião do conselho da ITIE, a decorrer em Junho, em Bruxelas,  o “bureau” desse mecanismo poderá decidir favorável sobre à adesão de Angola.

Mark Robinson informou que, na conversa que manteve com o ministro angolano, Diamantino Azevedo, mostrou-se “entusiasmado” com a adesão de Angola ao ITIE, pelo que “todos estamos esperançosos de que o Conselho da ITIE tome uma decisão a favor da candidatura de Angola”.

“Estive alguns dias, em Novembro passado, em Luanda, e reuní-me com o ministro, uma equipa do ministério, outros ministérios, diplomatas, responsáveis de diversas empresas, Sonangol e sociedade civil e todos querem ver Angola nesta importante iniciativa”, recordou.

O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, é, igualmente, o presidente do Comité de Coordenação de Angola.

A adesão de Angola  à ITIE justifica-se pelo facto de o país  possuir um vasto potencial e diversidade de recursos minerais e hidrocarbonetos, sendo por isso importante que todos tenham conhecimento dos processos da sua exploração e do processo de gestão das respectivas receitas.

O potencial compreende hidrocarbonetos (petróleo e gás), diamantes, ouro e outros minerais.
Esse mecanismo ajuda, em função da vontade politica do país, a reforçar os instrumentos nacionais de boa governação, incluindo a transparência e a prestação de contas aos cidadãos, para que os cidadãos tenham acesso à informação sobre as receitas da indústria extractiva.

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+