PRODESI cria mais de nove mil novos postos de trabalho

     Economia           
  • Bié     Terça, 20 Abril De 2021    13h39  
Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano
Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano
Pedro Parente

Cuito - Nove mil 161 postos de trabalho foram criados este ano pelo Governo angolano, através do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

De acordo com o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano, que falava no Briefing Bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento, realizado hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, os empregos foram criados nas áreas da agricultura, indústria transformadora, pecuária, aquicultura, pescas marítima e continental.

Disse que o Executivo tem como meta atingir, até 2022, 50 mil 258 postos de trabalho, acrescentando ser objectivo atingir, até ao próximo ano, um financiamento em crédito no âmbito do PRODESI em mil 514 beneficiários.

Em 2020, foram financiados 661 projectos e este ano 103, frisou o responsável, de acordo com quem, o Ministério notificou 41 novos postos de trabalho a semana passada, em quatro projectos aprovados nas províncias de Benguela (2) Lunda Norte (1) e Malanje (1).

Pontualizou ainda haver o registo, durante a última semana, de seis projectos que transitaram para a banca e desde o início do ano já 102 projectos.

Neste momento, segundo o dirigente, o sector da agricultura é o que mais beneficia, com 354 projectos, seguido do comércio (216) e da  indústria transformadora (111).

Relativamente ao Bié, Mário Caetano assegurou terem sido aprovados 38 projectos, com realce para o município do Cuito, com 30, Nhârea (3), Camacupa (2), Chitembo (1), Cuemba (1) e Chinguar (1).

Quanto ao Programa de Melhoria e Ambiente de Negócios, Mário Caetano avançou que foram entregues oito documentos na semana finda, para os promotores puderem munir-se do seu dossier de créditos, sendo que, neste mês, abrangeu 17 certificados e desde o início do ano 178.

O  Portal da Divulgação Nacional (PDN) registou 255 produtores e, desde o início da campanha, conta já com 11 mil 953, superando a meta de 2021, que estava prevista para 10 mil, assim como abranger, até 2022, 40 mil produtores registados.

As províncias da Huíla, Bié e Huambo lideram nesse portal, ao passo que, em termos de financiamento do PRODESI, são as localidades de Luanda, Benguela e Huambo.





+