PRODESI permite criação de negócios à juventude

     Economia           
  • Cuando Cubango     Sábado, 19 Fevereiro De 2022    11h09  

Menongue – Perto de 301 jovens no Cuando Cubango têm, desde 2021, pequenas empresas em agronegócios inclusivos, gestão de cooperativas e boas práticas agrícolas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Antes de tornarem-se donos de pequenas empresas, os jovens beneficiaram de formação através INAPEM, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A informação foi avançada esta sexta-feira à ANGOP, em Menongue, pelo responsável do Instituto Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Jacob Paulo.

Conforme recordou, o PRODESI tem por finalidade facilitar o acesso das empresas a investimentos na produção e comercialização de 54 produtos da cesta básica e outros bens prioritários de origem nacional.

Deu a conhecer que no Cuando Cubango já foram registados 809 produtores locais, designados Agentes Municipais de Apoio aos Produtores (AMAPs). Quarenta e oito projectos já beneficiaram de financiamento, nomeadamente nos sectores da agricultura, comércio, distribuição e indústria, num valor superior a 3.5 mil milhões de kwanzas.

Mais de mil e 164 postos de trabalha serão criados.

 

 

 

 





+