PRODESI financia projectos na ordem de mais de dois mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Lunda Sul     Quarta, 28 Dezembro De 2022    14h16  
Prodesi
Prodesi
Dilson Cahunda

Saurimo – Cerca de dois mil milhões de kwanzas é o montante desembolsado, este ano, na província da Lunda Sul, para o financiamento de 61 projectos agrícolas, empresarial e familiar (associações e cooperativas), no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

A informação foi prestada esta quarta-feira, em Saurimo, pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Econômico Integrado, Kelson Malomalo, sublinhando que os resultados acima referenciados foram conseguidos mediante a combinação de iniciativas do Governo, que mobilizou vários instrumentos financeiros de entidades públicas e privadas.

Destacou que o PRODESI é uma das principais alavancas do Executivo angolano de apoio ao desenvolvimento do sector privado, com instrumentos que visam facilitar o acesso ao financiamento, à melhoria do ambiente de negócios, através da desburocratização e simplificação dos processos.

De acordo a fonte, o programa é o suporte ao empreendedor, através da capacitação das empresas e cooperativas, a dinamização das exportações, o incentivo à produção e ao consumo de bens produzidos em Angola, assim como a dinamização e divulgação das feiras nacionais e o serviço de apoio ao produtor.

Para além dos projectos já financiados, Kelson Malomalo informou que a Lunda Sul foi contemplada com 20 viaturas e 60 motorizadas de três rodas, entregues aos camponeses e jovens empresários, por via de uma linha de crédito bonificada para o apoio ao comércio rural.

Fez saber que, para o acesso ao crédito, os cidadãos precisam ter uma empresa, devidamente constituída de forma individual, em sociedade ou cooperativa, com os impostos legalizados junto da Administração Geral Tributária (AGT) e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O PRODESI é um programa de iniciativa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produtos com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.

 

 





+