Prodesi regista 186 novos pedidos de apoio ao crédito

     Economia           
  • Luanda     Terça, 27 Outubro De 2020    12h41  
Secretario De Estado Economia
Secretario De Estado Economia
ALBERTO

Luanda - O Comité de Crédito e Vendas, um serviço do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), registou 186 novos pedidos de apoio ao crédito na última semana, perfazendo cinco mil e 276 desde 2019.

Os dados foram revelados nesta terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, sublinhando que, dos mais de cinco mil pedidos, cerca de dois mil e 948 reuniram os requisitos e encontram-se activos na base de dados.

Ao falar no habitual encontro bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o governante sublinhou que dos activos, 1.308 estão na fase de constituição do dossier de crédito, representando cerca de 45% dos projectos activos e estão em negociação na banca mais de 250 projectos.

Segundo o secretário de Estado, do total de pedidos de financiamento feito na semana transacta 76 transitaram para a fase de negociação com intenção de produção de milho com 23 intenções, feijão nove, mandioca 24, tomate 10 e batata rena 10.

Adiantou que promotores estão distribuídos entre as províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Luanda, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire.

 Mário Caetano João fez saber que relativamente à linha de financiamento das cooperativas, depois do envio dos 91 dossiers de crédito, foram remetidos mais 30 processos de cooperativas, na semana transacta ao Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), perfazendo um total de 121 entregues até ao momento.

Para a presente semana, estão a ser instruídos mais processos de cooperativas para serem submetidos ao BDA, no quadro da iniciativa de apoio ao crédito das 306 cooperativas seleccionadas a nível nacional.

Quanto aos projectos aprovados e desembolsados durante a última semana, o número aprovado teve um incremento de 25, totalizando já mais de 344 em 2019 e 307 em 2020.

Por outro lado, disse que da carteira de projectos aprovados na semana transacta, nas instituições financeiras bancárias, nove foram já desembolsados.

Desde 2019 até à data, foi já desembolsado um total de AKz 163,1 mil milhões ao sector produtivo, tendo proporcionado a geração de aproximadamente 32 mil postos de trabalho directos.

Mário Caetano João fez saber que, no cômputo geral, os instrumentos e produtos financeiros ao dispor do Prodesi desde 2019 já financiaram 163 projectos, sendo medidas de Alívio Económico 105 projectos com AKz 13,8 mil milhões, mais três (3) do que na semana passada, PAC três projectos (AKz 6,8 mil milhões), nenhum novo desembolso;

Acrescentou que com base no Aviso 10/20 do BNA foram desembolsados AKz 141,9 mil milhões para 52 projectos, mais cinco novos desembolsos e Outros instrumentos e produtos financeiros da banca comercial AKz 574 milhões para três projectos, mais um novo desembolsado.

Nesta altura, disse o responsável, encontram-se na banca 250 projectos por aprovar e 181 por desembolsar, cujos números e sectores são 90 do sector do comércio, 33 agricultura, 21 indústria alimentar e bebidas, 19 indústria transformadora, seis pesca marítima, três para pesca continental, pecuária e para aquicultura, dois indústria e um para a avicultura.





+