Produção agrícola no Moxico cresce 40 por cento

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 05 Maio De 2023    20h43  
Estufa da fazenda agrícola do Sacassanje
Estufa da fazenda agrícola do Sacassanje
Kinda Kyungu

Luena – Cerca de um milhão 794 mil e 12 toneladas de produtos diversos foram colhidas durante a primeira fase da campanha agrícola 2022/2023, na província do Moxico, representando um crescimento da produção na ordem de 40 por cento.

A garantia foi dada pelo chefe do departamento local da Agricultura, Pecuária e Flora, Benjamim José, ao fim do Conselho de direcção da instituição, justificando o aumento da produção com o número de famílias assistidas com meios técnicos, numa campanha decorrida entre Outubro a Março do corrente ano.

O  também porta-voz do conselho de direcção alargado do Gabinete  Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas realizado hoje, do leque das culturas produzidas, destacou a perspectiva de colheita de  um milhão e 450 mil e 740 quilogramas de toneladas de mandioca e 323 mil e 204 de  milho, com aumento de 10 por cento.

Referiu que esta produção é resultado de cerca de 63 mil hectares de terras preparadas na maior província do país, com uma extensão de 223 mil e 23 quilómetros quadrados.

O gabinete da Agricultura, Pecuária e Flora controla 230 cooperativas, das quais, numa primeira fase 18 das quais beneficiaram de créditos agrícolas no quadro da implementação no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Na mesma perspectiva, 44 cooperativas de ex-militares beneficiam igualmente de créditos no quadro da implementação do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA). MT/TC/YD

 





+