Produção de arroz em Malanje regista quebra

     Economia           
  • Malanje     Sábado, 14 Agosto De 2021    16h26  
Município de Luquembo tem grande potencial para produção de arroz (Arquivo)
Município de Luquembo tem grande potencial para produção de arroz (Arquivo)
Leonardo Castro

Malanje - Cento e 90 toneladas de arroz foram colhidas este ano, na província de Malanje, contra as 30 mil toneladas do ano transacto, uma redução de 29 mil 810 toneladas.

A informação foi prestada hoje, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura, Carlos Chipoia, durante o 1º Fórum Provincial do Arroz, que decorre no município do Luquembo, sublinhando que os prejuízos resultam da estiagem que assolou o país entre finais de 2020 e início de 2021.

Segundo Carlos Chipoia, na presente campanha agrícola, o sector familiar contribuiu com 180 toneladas, e o empresarial com dez toneladas, a nível dos municípios da região Songo (Luquembo, Quirima  Cambundi-Catembo) e de Cahombo.

Durante a sua intervenção, o director recordou que até 1974, a região Songo produzia 24 mil toneladas de arroz/ano e dispunha de três máquinas de descasque de médio porte, potencialidades que considerou necessárias resgatar, dada a existência de condições edafoclimáticas e uma reserva de 25 mil hectares propícios para o cultivo deste cereal.

Porém, assinalou alguns constrangimentos, como o fraco serviço de investigação e a falta de energia da rede pública.

Por sua vez, o responsável do programa do Arroz do IDA (Instituto de Desenvolvimento Agrário) lembrou que a maior parte desse produto consumido no país é importado, apesar das boas condições climáticas, bom solo e água suficiente para a sua produção internamente.

Estimou em 10 mil toneladas a produção anual do referido cereal, quantidade muito abaixo das 450 mil toneladas necessárias para a satisfação nacional, sendo que o país importa 400 mil toneladas para atender a demanda interna.

Por esse facto, advogou o aumento da produção nacional de arroz, de modo a contribuir para o reforço da segurança alimentar e nutricional, assim como para reduzir o gasto de divisas na importação deste produto, que só no primeiro semestre deste ano consumiu 73 milhões de dólares norte-americanos.

"A promoção e a expansão do cultivo de arroz assenta no aumento da área de actividade, intensificação da mecanização de terra, melhoria no processamento, uso efectivo dos sistemas de irrigação e de variedades melhoradas, produção de sementes, disponibilidade de fertilizantes e correcção de solos.

O evento, com duração de um dia conta com a participação, por videoconferência, de uma especialista brasileira em sementes de arroz, enquanto presencialmente estão produtores agrícolas, empresários nacionais e estrangeiros e representantes da banca.

No âmbito dos festejos do 53º aniversário da vila municipal de Luquembo, decorre uma feira de negócio, que vai até domingo (15).

 

 





Notícias de Interesse

+