Produção de mel atinge níveis satisfatórios

     Economia           
  • Cunene     Terça, 08 Junho De 2021    12h46  
Mel de produção nacional (Foto ilustração)
Mel de produção nacional (Foto ilustração)
Kinda Kyungu

Ondjiva – A produção de mel nas comunidades rurais da província do Cunene tem, nos últimos quatro anos, atingido níveis satisfatórios, com uma produção anual de quatro a cinco mil litros.

A criação e legalização das associações de apicultores estão na base dos resultados desta actividade, desenvolvida nos municípios do Cuanhama, Cahama e Namacunde.

O período de colheita é realizado entre os meses Maio e Abril, e entre Agosto e Outubro, em função do tipo da flora melífera, cuja actividade é tradicionalmente ligada à produção agro-florestal.

Com um universo de mil 726 colmeias, o produto constitui fonte de diversificação das fontes de rendimento, com a comercialização a atingir os mercados informais da região e outros exportados para Namíbia e África do Sul.

Em declaração nesta terça-feira à Angop, o chefe do Departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Dumbo Mupei, disse que grande parte da actividade apícola na região é caracteristicamente tradicional, o que dificulta o controlo exacto de pessoas envolvidas e da circulação do produto no mercado.

Sublinhou que a instituição apenas fiscaliza o excedente de mel posto em circulação para fins comerciais devido à complexidade da sua implementação, acrescentando que a insuficiência de fiscais e ineficiência do mecanismo de fiscalização, impossibilita controlar na totalidade, a quantidade de mel produzido e exportado.

Dumbo Mupei fez saber que decorre desde Maio o processo de cadastramento dos apicultores a nível da região, para se determinar o número de pessoas envolvidas neste processo e quantidades de colmeias existentes.

Disse que a acção, que vai decorrer em  três meses, vai permitir efectuar uma projecção em termo da produção e saber o tipo de colmeias melhoradas e cortiços disponíveis, visando uma maior organização.

Segundo o responsável, o facto resulta dessa produção ser precária e estar direccionado ao consumo da família dos apicultores, com base na resiliência das comunidades rurais que enfrentam dificuldades da seca e fome, de modo a garantir a segurança alimentar.

O especialista defendeu a valorização de produtores florestais não madeireiros, realçando que a apícola desempenha um papel importante na manutenção dos ecossistemas e espaços naturais, no equilíbrio ecológico da flora e na preservação da biodiversidade, influenciando o aproveitamento integrado e economicamente sustentável do espaço rural.

Propriedades nutritivas do Mel

O mel, além de ser um óptimo adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro - organismos e, assim, proteger contra doenças.

As propriedades do mel no organismo humano também combatem a gripe e os problemas respiratórios, assim como ajuda a cicatrizar e prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.

Devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes, o mel é também utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, entre outros.





+