Ondjiva – A produção de mel nas comunidades rurais da província do Cunene tem, nos últimos quatro anos, atingido níveis satisfatórios, com uma produção anual de quatro a cinco mil litros.
A criação e legalização das associações de apicultores estão na base dos resultados desta actividade, desenvolvida nos municípios do Cuanhama, Cahama e Namacunde.
O período de colheita é realizado entre os meses Maio e Abril, e entre Agosto e Outubro, em função do tipo da flora melífera, cuja actividade é tradicionalmente ligada à produção agro-florestal.
Com um universo de mil 726 colmeias, o produto constitui fonte de diversificação das fontes de rendimento, com a comercialização a atingir os mercados informais da região e outros exportados para Namíbia e África do Sul.
Em declaração nesta terça-feira à Angop, o chefe do Departamento do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Dumbo Mupei, disse que grande parte da actividade apícola na região é caracteristicamente tradicional, o que dificulta o controlo exacto de pessoas envolvidas e da circulação do produto no mercado.
Sublinhou que a instituição apenas fiscaliza o excedente de mel posto em circulação para fins comerciais devido à complexidade da sua implementação, acrescentando que a insuficiência de fiscais e ineficiência do mecanismo de fiscalização, impossibilita controlar na totalidade, a quantidade de mel produzido e exportado.
Dumbo Mupei fez saber que decorre desde Maio o processo de cadastramento dos apicultores a nível da região, para se determinar o número de pessoas envolvidas neste processo e quantidades de colmeias existentes.
Disse que a acção, que vai decorrer em três meses, vai permitir efectuar uma projecção em termo da produção e saber o tipo de colmeias melhoradas e cortiços disponíveis, visando uma maior organização.
Segundo o responsável, o facto resulta dessa produção ser precária e estar direccionado ao consumo da família dos apicultores, com base na resiliência das comunidades rurais que enfrentam dificuldades da seca e fome, de modo a garantir a segurança alimentar.
O especialista defendeu a valorização de produtores florestais não madeireiros, realçando que a apícola desempenha um papel importante na manutenção dos ecossistemas e espaços naturais, no equilíbrio ecológico da flora e na preservação da biodiversidade, influenciando o aproveitamento integrado e economicamente sustentável do espaço rural.
Propriedades nutritivas do Mel
O mel, além de ser um óptimo adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro - organismos e, assim, proteger contra doenças.
As propriedades do mel no organismo humano também combatem a gripe e os problemas respiratórios, assim como ajuda a cicatrizar e prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.
Devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes, o mel é também utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, entre outros.