Produção de tilápia reduz na província do Uíge

     Economia           
  • Uige     Sexta, 15 Julho De 2022    11h36  
Tanques de Alevinos (Foto ilustração)
Tanques de Alevinos (Foto ilustração)
Cedida

Uíge - A produção de tilápia (peixe cacusso) atingiu, nos últimos seis meses, na província do Uíge, 60 mil e 863 toneladas, uma redução de oito mil e 188 toneladas, em relação ao período anterior de 2021.

A província do Uíge conta com um total de 38 mil e 26 tanques de criação de tilápia, dos 598 projectos dedicados à aquicultura na região.

Em declarações à ANGOP, nesta sexta-feira, o chefe do departamento das Pescas no Uíge, José Kupessa, apontou a escassez de ração, redes de captura e dificuldades na aquisição de alevinos, como as principais causas que contribuíram para a baixa produção de tilápia, durante o período.

Informou ainda que, durante o primeiro semestre deste ano, foram registados 226 novos projectos de aquicultura familiar.

Quanto à pesca continental, José Kupessa, disse que foram capturadas 75 mil e 566 toneladas de peixes diversos, registando um aumento de cinco mil e 341 toneladas, em comparação com o período anterior (2021).

Justificou o aumento da captura na pesca continental, a entrega de material de pesca (anzóis, redes e embarcações) aos pescadores da província.

Na província do Uíge, a pesca continental é praticada em 12 dos 16 municípios da província.

O departamento de Pescas no Uíge controla mil 495 pescadores artesanais, agrupados em 47 associações e oito cooperativas.

 





+