Programa de Alívio Económico disponibiliza mais de 300 milhões de kwanzas

     Economia           
  • Malanje     Segunda, 21 Dezembro De 2020    17h08  

Malanje- Trezentos e um milhões, 748 mil kwanzas é o valor disponibilizado, este ano, pelo Banco de Desenvolvimento Angolano para financiar 6 operadores de comércio e distribuição de produtos agrícolas em Malanje, no quadro do Programa de Alívio Económico.

A informação foi prestada hoje pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integrado, José Domingos, à margem da inauguração da segunda loja de compra de produtos do campo de Malanje e, simultaneamente, celebração de contratos de compra de produtos do campo.

Segundo o responsável, em carteira existe mais um projecto sob avaliação da banca, para financiamento, de modo a reforçar a capacidade de escoamento da produção agrícola do campo para os grandes centros de consumo e evitar perdas.

Quanto ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações(PRODESI), José Domingos disse que dos 6 projectos validados, apenas um foi financiado (Fazenda Luck Man), num valor de mil milhões 950 milhões de kwanzas.

Para facilitar a operacionalização do Programa de Alívio Económico e do PRODESI, o governo provincial criou este ano o Comité de Crédito, que tem por atribuição a eliminação das barreiras burocráticas e facilitação no tratamento da documentação dos candidatos a crédito.

Sobre a loja ora inaugurada, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, disse que representam mais um passo para potenciar a cadeia de produção agrícola, reiterando a possibilidade de a província transformar-se num pólo do sector, tendo em conta as potencialidades da região.

Entretanto, o responsável da loja de compra de produtos do campo, Luís Baltazar, disse que o estabelecimento que, emprega 20 jovens, resulta de um financiamento de 32 milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Alívio Económico.





+