Programa de combate à probreza consome mais de Kz 8 mil milhões

     Economia           
  • Cunene     Quarta, 06 Julho De 2022    18h57  
Director do GEPE no Cunene, Pelagio Pukulukeni
Director do GEPE no Cunene, Pelagio Pukulukeni
Pedro Manuel

Ondjiva – Oito mil milhões e 262 milhões de kwanzas foram empregues, entre 2018 a 2022, nos seis municípios da província do Cunene, no âmbito da implementação das acções do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

A  província do Cunene, neste período de cinco anos, foi contemplado com  um orçamento de nove  mil milhões e 270 milhões de kwanzas, dos quais 89 por cento foi aplicado em  vários projectos.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do governo do Cunene, Pelágio Pukulukeni, durante o workshop sobre Implementação dos programas públicos.

Disse que o valor foi gasto nas acções sobre a reitegração dos ex militares, as mulheres nas actividades geradoras de rendimentos, infra-estruturas sociais como escolas primárias, postos de saúde, esquadras policiais, cuidados primarios e merenda escolar.

Informou que cada município recebe mensalmente um valor na ordem dos 25 milhões, que são  usados nas acções definidas nos vários eixos  do  Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

O vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga,  destacou a importância da realização do encontro,  na medida que  congrega instituições da administração Local do Estado e as organizações da sociedade civil.

Lembrou que o Estado e a sociedade civil  estão sempre interessados na promoção de acções que geram desenvolvimento para a  satisfação dos cidadãos,  em função das necessidades que vivem nas suas comunidades.

”A ADRA, por mérito próprio, habituou boas práticas nas comunidades com a promoção de acções comunitárias, educação para cidadania, diálogo e concertação entre comunidades e focalizado no combate a pobreza”, afirmou.

Apolo Ndinoulenga  apelou aos participantes a aplicarem os conhecimentos obtidos sobre o ponto de situação do programa, com vista a multiplicarem os  resultados em prol do bem estar das comunidades.

O workshop, com objectivo de troca de experiência entre cidadãos da província, sobre impacto do programa na vida dos cidadãos e acesso à informação, foi promovido pela  Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

 

 

 

 

 

 

 

 

 





+