Fomento avícola no Moxico aquém das expectativas

     Economia           
  • Moxico     Quinta, 20 Julho De 2023    10h42  
Pintos (Foto ilustração)
Pintos (Foto ilustração)
Divulgação

Luena - O Programa de Fomento Avícola, lançado em 2021 na província do Moxico, produziu resultados abaixo do esperado, admitiu hoje, quarta-feira, no Luena, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, António Maia.

Ao falar à ANGOP, o responsável disse que a maior parte dos sete mil 500 pintos, de origem sul-africana que a província beneficiou para o fomento, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas, morreu por não se adaptar ao clima da região.

A falta de alimentação apropriada e outros nutrientes também aceleraram a morte das aves, de acordo com o responsável.

O também engenheiro agrónomo encorajou o sector bancário a ceder financiamentos aos empresários para aquisição de máquinas, com vista à montagem de pequenas fábricas de ração animal, para favorecer a prática avícola.

 

Quanto ao Programa de Fomento da Suinicultura que beneficiou 25 cooperativas dos municípios do Moxico (sede), Léua, Luau e Bundas, com 100 porcos, informou que o projecto está em desenvolvimento, sendo que os animais adaptaram-se às condições destas regiões.

Após a reprodução, essas cooperativas vão reembolsar os animais dentro de um ano, para serem distribuídos às famílias de Camanongue, Luchazes, Alto Zambeze, Cameia e Luacano.

Os referidos programas, de iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas visam incentivar as famílias enquadradas em cooperativas e associações a apostarem na criação de animais, contribuindo na diversificação da economia nacional. LTY/TC/MS





+