Aquicultura no Úlua garante dez toneladas de cacusso

     Economia           
  • Bengo     Sábado, 29 Janeiro De 2022    13h31  
Secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa
Secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa
Francisco Miúdo

Caxito – Dez toneladas de tilápia estão em produção, na lagoa do Úlua, Caxito (província do Bengo), depois de repovoada com 15 gaiolas flutuantes e 15 mil alevinos em cada uma.

Construido no âmbito do fomento da aquicultura comunal no país, o projecto de aquicultura do Úlua começou a ser revitalizado em 2021, e vai beneficiar mais de trinta famílias.

A secretária de Estado das Pescas, Esperança Maria da Costa, visitou o projecto, esta sexta-feira, e explicou que a comunidade terá peixe, para aumentar o suplemento proteico, melhorar a sua dieta alimentar, ter segurança nutricional e renda para dar continuidade ao projecto.

Recomendou às cooperativas da localidade a seguirem as orientações técnicas, para que a produção aumente e haja peixe de qualidade.

O presidente da comissão de moradores do Úlua, Francisco Fernando, agradeceu o apoio do governo e comprometeu-se, em nome da comunidade, a dar continuidade ao projecto.

O vice-governador do Bengo, Agostinho da Silva, destacou a importância do projecto para a comunidade do Úlua  e ressaltou que o governo provincial já intervencionou 18, dos 21 quilómetros, que ligam Kinjanda à comunidade.





+