Província inicia fase piloto de registo e identificação animal

     Economia           
  • Malanje     Sexta, 02 Junho De 2023    18h41  
Criação de gados no estabelecimento Penitenciário da Damba, em Malanje
Criação de gados no estabelecimento Penitenciário da Damba, em Malanje
Aurélio Cua-ANGOP

Malanje- Três mil cabeças de gado bovino começaram quinta-feira (1), a ser identificadas através de colocação de argolas na orelha, no âmbito da fase piloto do processo de registo animal, promovido pelo Ministério da Agricultura e Florestas.

O sistema de colocação de argolas visa contribuir para o controlo das manadas existentes no país, a sanidade, natalidade e abate.

De acordo com o chefe de departamento do Instituto de Veterinária de Malanje, José Sukumula, a fase piloto vai abranger cinco fazendas em Malanje.

Fez saber que para além de Malanje o projecto prevê abranger também as fazendas assistidas pelo projecto INCATUK que envolve o planalto de Camabatela (Cuanza Norte).

Sem avançar o término da fase piloto, o responsável adiantou que após o registo das fazendas, dar-se-á início à identificação da população animal do sector familiar.

Disse que o processo vai ser realizado em todas as províncias, sendo que depois de Malanje as equipes seguirão para o Cuanza Norte.

Entretanto, os criadores de animais na província aplaudem a iniciativa, considerando que vai ajudar na fiscalização do efectivo animal e na disponibilização e carne de qualidade para o mercado. ACC/PBC





+