Quinze mil jovens serão formados em empreendedorismo a partir de Fevereiro

     Economia           
  • Bié     Sexta, 19 Janeiro De 2024    14h57  
Director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Numbi
Director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Numbi
Jilmar Chitondua-ANGOP

Cuito - Quinze mil jovens das 18 províncias do país começam, a partir de Fevereiro, a ser formados em empreendedorismo, criação de empresas e outras áreas do agro-negócio, numa iniciativa da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA).

Em 2023, foram capacitados sete mil e 800 jovens.

 A informação foi avançada hoje à ANGOP, na cidade do Cuito, província do Bié, pelo presidente da AJEA, Alfredo Cangonga Nguli, após a abertura nacional do ano associativo desta organização.

Para o efeito, segundo ele, a AJEA estabeleceu protocolo de cooperação com o Instituto Nacional de Formação Profissional e Emprego (INEFOP).

O responsável sublinhou ser pretensão reduzir o desemprego e contribuir na diversificação da economia.

Alfredo Cangonga Nguli adiantou ainda que, durante o ano findo, a AJEA monitorizou 38 projectos, dos quais, oito beneficiaram de financiamento de até de sete milhões de kwanzas do FADA e FACRA.

Entretanto, o coordenador da AJEA no Bié, Claudino Chipuco Kuenhe, avançou que esta província tem condições de contar com um centro de formação especializado em empreendedorismo, porquanto, em 2023, capacitou 13 formadores, em parceria com o INEFOP.

Confirmou terem sido formados ainda mais de cem jovens do município do Cuito, na criação de empresas e cooperativas, com o apoio do Guiché Único de Empresas.

Já o director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Canguende Numbi, enalteceu o gesto da AJEA na capacitação do agronegócio à camada juvenil, contribuindo, assim, no fomento do auto-emprego e sustento às famílias.

Figueiredo Canguende Numbi encorajou  a prosseguir nas acções de formação aos jovens, com vista a estarem focados no empreendedorismo. JEC/PLB





Notícias de Interesse

+