Feira Agro-indústrial marca celebração dos 111 anos da vila de Quitexe

     Economia           
  • Uige     Quarta, 23 Agosto De 2023    17h38  
1 / 2
Feira agro-industrial de Quitexe
Feira agro-industrial de Quitexe
ANGOP
2 / 2
Quitexe celebra 111 anos com a relização da 2ª edição da Feira Agro-industrial
Quitexe celebra 111 anos com a relização da 2ª edição da Feira Agro-industrial
Joaquina Bento-ANGOP

Uíge – A celebração dos 111 anos da Vila de Quitexe, na província do Uíge, esta quarta-feira, foi marcada com a abertura da segunda edição da Feira do Campo e Indústria.

A feira, com duração de três dias, visa divulgar as potencialidades agrícolas e industriais da localidade, e estão expostos produtos como banana, mandioca, inhame, ginguba, batata doce, laranja, limão, abacate, abacaxi, cana-de-açúcar, berinjela, quiabo, batata-doce e hortaliças.

A administradora Municipal do Quitexe, Dionísia António, considerou o certame uma plataforma para promover a produção local, identificar melhores formas de escoamento da produção para os mercados de consumo e estabelecer parcerias entre produtores e comerciantes.

Disse, igualmente, ser uma iniciativa importante para alavancar a economia do município e mostrar as potencialidades da localidade.

As festividades dos 111 anos da fundação da vila de Quitexe decorrem sob o lema “Juntos celebremos os 111 anos, defendendo os interesses sócio-económicos e o progresso do Quitexe” e estão a ser marcadas por actividades recreativas, culturais e visitas a locais de interesse histórico.

Com 10.872 quilómetros quadrados, o município de Dange Quitexe, que dista a 40 quilómetros da cidade do Uíge (sede capital da província), tem 39 mil 562 habitantes, maioritariamente camponeses, e é composto pelas comunas da Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambamba.

O município conta com 113 fazendas (78 operacionais e 35 inoperantes), 33 associações de camponeses, 395 cooperativas, num total de 4.968 associados.NM/JAR





+