RAPP recenseia mais de 100 empresas

     Economia           
  • Cunene     Sábado, 21 Agosto De 2021    16h33  
Director da Agricultura no Cunene, Pedro Tiberio
Director da Agricultura no Cunene, Pedro Tiberio
José Cachiva

Ondjiva - Cento e 27 empresas do sector agro-pecuario dos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Ombadja e Namacunde, província do Cunene, foram cadastradas para a IV fase do Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP) 2020 - 2021".

A informação foi avançada, hoje, pelo coordenador provincial do RAPP no Cunene, Pedro Tibério, realçando que o processo arrancou em Agosto de 2020, numa acção conjunta entre o INE e o Ministério da Agricultura, Florestas, Pescas e do Mar e termina no final deste mês.

Fez saber que anteriormente, o levantamento era direcionado a empresas de maior dimensão e fazendas do sector produtivo onde a província registou 81 unidades, mas com a reactualização dos requisitos foi possível detectar 127 unidades em apenas quatro municípios.

Disse que a iniciativa visa aferir o estado actual dos sectores da agricultura, pecuária e pescas e a sua acção na vida das pessoas, para ajudar o governo a criar melhores condições de apoio a essas actividades.

Explicou que o RAPP obedece quatro fases, mormente, listagem, inquérito comunitário, a exploração familiar e  empresarial.

Pedro Tibério disse que o processo de recenseamento da agricultura e pesca na região decorre a bom ritmo e conta com o envolvimento de 16 técnicos dos 81 anteriores.  

Durante a 3ª fase foram seleccionadas 142 Unidades Primárias de Amostragem (UPAS), com 20 agregados familiares, correspondendo a duas mil 840 famílias, destas duas mil 822 entrevistadas, o que corresponde a 99 por cento.

 





Notícias de Interesse

+