Obras de estancamento de ravinas no Uíge decorrem a bom ritmo

     Economia           
  • Uige     Terça, 12 Dezembro De 2023    09h49  
Estancamento de ravinas na via Sanza-Pombo/Quimbele
Estancamento de ravinas na via Sanza-Pombo/Quimbele
Domingos Nicolau

Uíge – Onze ravinas de grandes proporções, num total de 13 que progrediram na via Sanza-Pombo/Quimbele, na província do Uíge, já foram estancadas, constatou a ANGOP.

As obras de estancamento das ravinas iniciaram em Março deste ano, sendo que as duas em falta já se encontram em fase avançada de execução física.

O governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, que se deslocou, segunda-feira, àquela via para constatar o andamento das obras, destacou os avanços registados nos trabalhos de contenção de ravinas.

" O trabalho que está sendo feito está bastante avançado. Quem passou aqui em Março deste ano consegue ver hoje o nível em que se encontram as ravinas", disse. 

O governante referiu-se sobre a celeridade e qualidade do trabalho, tendo adiantado que poderá contribuir para a melhoria da circulação de viaturas entre a sede capital da província do Uíge e os municípios de Sanza-Pombo, Milunga e Quimbele.

A província do Uíge conta com um total de 71 ravinas catalogadas.

Ainda no município de Quimbele, o governador José Carvalho da Rocha, que inaugurou um liceu de 24 salas de aula, manteve encontro com os membros do conselho de concertação social da Administração Municipal de Quimbele, autoridades tradicionais, entidades religiosas e políticas, tendo exortado a aposta no fomento da produção agrícola.

Justificou que esta aposta vai ajudar no combate à fome e à pobreza naquela localidade. “ Temos que produzir alimentos e o excedente deve ser colocado no mercado, porque só assim vamos ter renda familiar”, sugeriu o governador.

Lembrou que o município de Quimbele possui terras aráveis e chove bastante ao longo do ano e se destaca na produção de mandioca, ananás e amendoim.

Por essa razão, adiantou que a colocação de energia eléctrica no município vai permitir a instalação de fábricas, para a transformação da produção local.

O município de Quimbele conta com uma população estimada em mais de 129 mil habitantes, maioritariamente camponesa. NM/JAR





+