Governo inicia obras para estancar ravinas em Saurimo

     Economia           
  • Lunda Sul     Domingo, 22 Janeiro De 2023    16h49  
Progressão de ravinas periga infraestrutura rodoviária (Arquivo)
Progressão de ravinas periga infraestrutura rodoviária (Arquivo)
João Wassamba

Saurimo – Quatro ravinas de grandes proporções em Saurimo, província da Lunda Sul, começaram a ser intervencionadas, este domingo, pelo Ministério da Construção e Obras Públicas, em parceria com o Governo local.

Na província da Lunda Sul estão identificadas 12 ravinas que necessitam de intervenção urgente.

Numa primeira fase serão intervencionadas quatro localizadas nos bairros Nhama, Candembe, Luavur e Camahundu (Saurimo).

As ravinas possuem 15 a 17 metros de profundidade e 300 a 500 de comprimento e serão intervencionadas  com financiamento do Estado angolano, num valor a rondar os 12 a 15 mil milhões de kwanzas.

A intervenção das ravinas, cujas obras deverão durar 12 a 14 meses, devendo empregar cerca de 100 jovens locais.

No acto de consignação das empreitadas, o ministro das Obras Públicas e Habitação, Carlos Santos, disse que o Ministério elaborou um programa emergencial de contenção de ravinas consideradas preocupantes, para que sejam intervencionadas com urgência em todo país.

Informou que nos próximos meses serão intervencionadas as ravinas dos municípios do Dala, Cacolo e Muconda, de formas a resolver estes problemas que colocam em perigo as infra-estruturas e a vida dos cidadãos.

Quanto à Estrada Nacional/230, o governante afirmou haver melhorias em alguns troços considerados críticos (rio Lui/Xá-Muteba), visto que já se consegue fazer uma circulação sem grandes constrangimentos.

“Estamos no bom caminho. Os cronogramas apontam para o mês de Agosto de 2023.  Tão logo a época chuvosa termine estaremos em condições de poder aumentar o ritmo e cumprir os prazos estabelecidos”, afirmou.

Já na Estrada Nacional/180 no troço Saurimo/Lucapa, Carlos Santos disse ter aprovado o que observou, enquanto a via Saurimo/Dala está em péssimas condições, mas uma acção para a sua intervenção será feita nos próximos meses.

Por sua vez, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, recomendou aos empreiteiros maior celeridade das obras.

Destacou o contributo do Executivo angolano em priorizar o estancamento destas ravinas, sobretudo dos bairros Nhama, Candembe, Luavur e Camahundu.

Aduantou que as referidas ravinas ameaçam destruir infra-estruturas, como a central térmica, centralidade de Saurimo e EN1/80.

Daniel Neto anunciou a reabilitação das vias de acesso do bairro Nhama, numa extensão de 10 quilómetros, a obra será financiada pela Sonangol e o reforço da energia eléctrica.

A província da Lunda Sul possui 54 ravinas, destas 20 apresentam maior preocupação, pelo facto de estarem próximas das populações, estradas, estações de tratamento de água e outros edifícios públicos.

Durante a sua visita de trabalho de algumas horas, o ministro das Obras Públicas e Habitação, Carlos Santos, visitou as obras de construção da centralidade de Saurimo e a ponte sobre o rio Muanguês.

 





+