RDC reafirma intensificação das trocas comerciais com Angola

     Economia           
  • Luanda     Terça, 14 Novembro De 2023    13h17  

Talatona –O vice Primeiro -Ministro e Ministro Economia da República Democrática do Congo, Ele Vital Kamerhe Lwa Kanyiginyi Nkingi, reafirmou, segunda-feira, em Luanda, esforços para intensificar a cooperação entre os países nas áreas da agro-pecuária, energia, indústria, entre outros. 

De acordo com o ministro congolês, que falava no II Fórum Económico Angola -RDC, sublinhou que o evento vai permitir o lançamento das bases para que se articulem as necessidades económicas com vista o desenvolvimento também da região da África subsaariana. 

“Com a proximidade entre os dois grandes gigantes de Angola e RDC e com o potencial energético, agrícola e o favorecimento da livre circulação de pessoas e bens poderá se desenvolver os povos desta região”, salientou. 

Por outro lado, reiterou que em África as populações devem viver em paz, ou seja, a própria África deve deixar de se desestabilizar, as armas devem calar para que se possa construir um continente estável e próspero. 

Por sua vez, a ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, que intervinha no painel "Situação da Circulação de Pessoas e bens, e segurança nas fronteiras comuns, destacou as relações bilaterais entre os governos, ressaltando que os países estão a trabalhar na melhoria dos corredores de exportação para que o processo seja mais célere, mais cuidadoso para que se possa estabelecer as estatísticas com maior habilidade. 

Explicou que os governos pretendem reestruturar as taxas legais do quadro dos acordos internacionais do comércio, tendo em vista a cadeia de valor de cada estado e desse manterem-se comprometidos com os níveis de segurança alimentar.  

Por sua vez, o director da primeira região tributária, Ricardo Aguiar, que respondia às inquietações dos empresários sobre alegada altas taxas alfandegárias cobradas nas fronteiras de Luvo e Noki, afirmou que todas taxas e impostos são aprovadas por lei e que as taxas cobradas tanto em Cabinda como no Zaire são as mesmas aplicadas. “São acusações graves e sem provas não se pode comprovar", disse. 

O fórum económico sob a temática “Parcerias Económicas para o Crescimento Mútuo, reuniu dirigentes das províncias fronteiriças e entidades estatais, bem como operadores económicos dos dois países. 

O encontro teve como objectivo avaliar as recomendações surgidas durante o primeiro Fórum realizado em Kinshasa entre os dias 31 de Julho e 01 de Agosto, e reforçar o compromisso de ambas as partes em melhorar o ambiente de negócios e manter o ambiente de oportunidades entre os dois países. GIZ/JCB/VM

 

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+