Reabilitação da rua do Sossego em 37 por cento de execução

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 19 Junho De 2023    09h56  

Ramiros - As obras de asfaltagem da Estrada do Sossego, no Distrito Urbano do Cabolombo, município de Belas, em Luanda, já estão a 37 por cento da sua execução física, desde a retoma das mesmas em Março deste ano.

Numa extensão de cerca de 5.60 quilómetros, a empreitada é a última das obras de um leque 20 projectos que fazem parte do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), interrompida em Setembro de 2022, por dificuldades verificadas na execução das obras, por parte do empreiteiro anterior.   

O director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do município de Belas, Américo Kamutari, disse à ANGOP que, neste momento, está-se a fazer a colocação da primeira camada asfáltica, lancis, bem como a execução da escavação do fundo de caixa.

A  via, orçada em cerca de quatro mil milhões de kwanzas,  liga a Avenida Fidel de Castro Ruz, passando pelo interior do bairro Luqembo, Distrito Urbano de  Cabolombo à Centralidade do Kilamba.

A mesma esta a ser executada pela empreiteira Querois Ribeiro e projectada para duas faixas de rodagem ( de 7,0 metros em cada sentido), um separador central, iluminação pública, passeio, lancis, passagens hidráulicas, redes técnicas e sinais de trânsito horizontal e vertical.

A obra deverá terminar até final do ano e, numa primeira fase, foram contratados 40 jovens para trabalhar, dos quais 75 por cento são mão-de-obra local.

Em 2022, o município de Belas executou 20 projectos do PIIM que visou a construção e ampliação de escolas, centros  de saúde e terraplanagem de vias no interior.

O município, com mil e 77 quilómetros quadrados, conta com aproximadamente  700 mil habitantes, distribuídos pelas comunas da Barra do Cuanza, distritos do Kilamba, Cabolombo, Quenguela, Ramiros, Morro dos Veados e Vila Verde. JG/AC     

 





+