Receitas fiscais caem 2% em 2020

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 25 Janeiro De 2021    12h12  
Cuanza Norte: Centro Histórico e Hortobótanico do Kilombo na cidade de Ndalatando
Cuanza Norte: Centro Histórico e Hortobótanico do Kilombo na cidade de Ndalatando
Angop/Cuanza Norte

Ndalatando - A província do Cuanza Norte registou uma queda de 2% nas receitas fiscais em 2020, com uma arrecadação de 6,3 mil milhões de Kwanzas, contra os 6,6 mil milhões em 2019.

Os dados vêem expressos no balanço anual da Delegação Provincial das Finanças, a que a ANGOP teve acesso hoje, indicando que este valor foi colectado em três repartições fiscais, afectas à Administração Geral Tributária (AGT) que funcionam em Ndalatando (capital da província), na cidade do Dondo (município de Cambambe) e em Camabatela (município de Ambaca).

Com uma arrecadação de 3,5 mil milhões de Kwanzas (correspondente a 55,1 % por cento do geral das receitas), a repartição fiscal de Cambambe foi a que mais receitas rendeu para os cofres do Estado, justificado pelo facto da região abarcar o maior parque industrial e maiores contribuintes da província.

Já a repartição de Cazengo arrecadou dois mil milhões de Kwanzas (31,5%), enquanto no município de Ambaca foram colectados 8,4 milhões de Kwanzas (13,3%).

Entre a natureza das receitas colectadas, a fonte destaca, o Imposto sobre Lucro da Actividade Económica com 3,7 mil milhões de Kwanzas e o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) com uma quantia de 1,03 mil milhões de Kwanzas.

O actual contexto da economia nacional, resultante da epidemia da Covi-19 que afecta o mundo e o país, em particular, é apontado como principal factor da redução dos investimentos e como consequências das receitas para os cofres do Estado.

Segundo a fonte, a Administração Geral Tributária na província tem estado igualmente apostada na sensibilização dos cidadãos sobre a importância do pagamento dos impostos, a par das penalizações a que estão sujeitos pelo incumprimento das obrigações fiscais.





+