Humpata e Palanca com sistema de água reforçado

     Economia           
  • Huíla     Sexta, 07 Julho De 2023    09h53  
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Amélia Oliveira - ANGOP

Humpata - O município da Humpata, província da Huíla vai ganhar até o segundo trimestre de 2024,  mais três mil 294 ligações domiciliares, com a implementação de um projecto do Ministério de Energia e Águas, de reforço do sistema de abastecimento à sede e à comuna da Palanca.

Actualmente a rede de distribuição de água no município é da época colonial, de fibrocimento e tem registado “muitas” rupturas. Forneces água potável a 218 residências na sede municipal, ao passo que na comuna da Palanca existem 53 ligações domiciliares.

A iniciativa, cujo lançamento da primeira pedra foi feito nesta, quinta-feira, pelo ministro de Energia e Águas, João Baptista Borges, está orçada em 12 mil milhões 209 milhões de kwanzas, a cargo da empresa Elecnor e vem melhorar o fornecimento e a qualidade do produto às duas comunas do município.

Trata-se de mil 323 ligações na sede da Humpata e mil 971 na Palanca. Para além destas, o projecto que demorou nove anos para sair do papel vai permitir a construção de nove chafarizes na sede municipal da Humpata e dois na comuna da Palanca, afigurando-se como o maior projecto do município nessa vertente.

O contrato foi assinado em Julho de 2014, teve início em Maio de 2023 e está concebido num prazo de execução de um ano, repartidos em dois, sendo três meses de engenharia e nove de construção.

O reforço vai permitir a construção de uma nova captação na barragem das Neves, onde terá a conduta adutora de água bruta numa extensão linear de 4.6 quilómetros para a sede e mais 2.1 para a Palanca, numa extensão total de 6.7 mil metros de rede bruta.

O projecto reserva ainda a construção duas bombagem de água tratada, uma em cada localidade, de 170 metros cúbicos/hora, uma estação de tratamento de água compacta de 170 metros cúbicos na sede e mais 200 metros cúbicos para a Palanca.

Conta ainda com reservatório água tratada com mil metros cúbicos, dividido em dois com 500 metros cúbicos cada, outro elevado de 100 metros cúbicos, uma rede de distribuição numa extensão de 40 quilómetros para sede e de 79 quilómetros para a comuna da Palanca, incluindo as redes secundárias e terciárias.

O projecto encontra-se em estado de engenharia, que passa pelo estudo e levantamento de informação sobre as infra-estruturas existentes para o projecto.

Ao falar após apresentação do projecto, a administradora da Humpata, Rita Miranda, afirmou que o município está em crescimento populacional, assim como de infra-estruturas de impacto social e económico.

"Estamos felizes pelo facto de hoje, o projecto de reabilitação do sistema de abastecimento de água da sede municipal da Humpata e comunal da Palanca ser uma realidade. O facto da rápida resposta do Executivo na resolução dos problemas das populações, os munícipes da Humpata agradecem", manifestou.

Detalhou que o município tem-se debatido sobre a problemática da distribuição de água, pois só a sede municipal conta apenas com quatro reservatórios, sendo dois com capacidade de 50 metros cúbicos, um de 200 e um de 100, totalizando 400 metros cúbicos para mais de 56 mil 686 residências.

Já a comuna da Palanca, segundo a administradora, conta apenas com um tanque reservatório de 50 metros cúbicos para atender 23 mil 753 habitantes.

Realçou que com o projecto, numa primeira fase, a água da barragem poderá suportar as estações de tratamento, mas depois vão precisar de um outro suporte caso for expandido, pois o número de ligações ainda não satisfaz, mas já é um grande ganho.

Os munícipes mostraram-se expectantes com o projecto, pois na sua maioria ainda não têm água canalizada nas suas residências.

Estiveram presentes no lançamento da primeira pedra da obra, para além do ministro, a responsável da Direcção Nacional de Águas, da Empresa Provincial de Águas e Saneamento da Huíla, a empreiteira do projecto, membros do governo provincial, do Conselho de Auscultação e Concertação Social da Humpata entre outros. EM/MS





Notícias de Interesse

+