Região Sul de Luanda vai contar com um novo cemitério

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 19 Junho De 2023    09h36  

Ramiros-Um novo cemitério começa a ser construído, a partir deste ano, no Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, região sul de Luanda, no âmbito dos programas de investimentos públicos da província.

Segundo o director Municipal do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Américo kamutari, que não avançou os custos e dimensão da infra-estrutura, o projecto é de âmbito central e as equipas técnicas do Governo Provincial de Luanda e municipal de Belas já localizaram uma zona nos arredores da sede distrital dos Ramiros para a construção do cemitério.

O soba de Belas, Miguel Neto, aplaudiu a iniciativa das autoridades, já que fazia falta um cemitério na região, devido ao crescimento demográfico, principalmente nesta região sul de Luanda.

De acordo com a autoridade tradicional, devido às dificuldades financeiras das comunidades, nestas regiões, alguns munícipes fazem enterros em cemitérios clandestinos, por não suportar os custos dos funerais até ao cemitério do Benfica, os mais próximo localizado no município do Talatona.

Entretanto, vários membros da comunidade da zona-B dos Ramiros, não aprovam o local escolhido para a construção,  alegando que é próximo das suas casas.      

Em resposta, o administrador municipal de Belas, Arlindo dos Santos, disse que uma solução deve ser encontrada para que a infra-estrutura comece a ser erguida, por ser necessária.

“Esse cemitério deve ser feito nos Ramiros, aliás é uma orientação. Estamos a falar de  uma infra-estrutura de grandes dimensões. Temos que trabalhar todos", sublinhou.

 De recordar que, no processo de desconcentralizaçao, os cemitérios da Mulemba e do Camama, nos municípios do Cazenga e Talatona, respectivamente, já passaram sob gestão do poder administrativo local, juntando-se aos de Viana, Icolo e Bengo, Quiçama e Cacuaco.

Neste momento, estão sob controlo do Governo Provincial de Luanda, os cemitérios do Benfica (Talatona), maior do país, e os da Santa Ana e Alto das Cruzes, no município de Luanda.

 O novo cemitério ( Benfica) tem uma dimensão de 1.000 metros de comprimento, a mesma extensão em largura, podendo realizar até 200 funerais diários.

 Com mais de sete milhões de habitantes fazem parte da capital angolana os municípios de Luanda, Cazenga, Cacucao, Viana, Kilamba-Kiaxi, Talatona, Belas, Icolo e Bengo e Quiçama.JG/AC





+