Trocas comerciais entre Angola e Índia avaliadas em 1.5 triliões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 27 Janeiro De 2023    09h28  
Embaxadora da Índia, H.E. Mrs. Pratibha Parkar
Embaxadora da Índia, H.E. Mrs. Pratibha Parkar
Inácio Vica

Talatona - As trocas comerciais entre Angola e a Índia, no período 2021-2022, estiveram avaliadas em 1.5 triliões de kwanzas (equivalente a três mil milhões de dólares), disse em Luanda, a embaixadora da República da Índia, acreditada em Angola, Pratibha Parkar.

Ao intervir na cerimónia de abertura das celebrações dos 73 anos da  promulgação da Constituição indiana, assinalados nesta quinta-feira, explicou que  os montantes referidos estão ligados à importação e exportação de produtos diversos.

De acordo com Pratibha Parkar, a Índia é o terceiro maior parceiro comercial de Angola, partilhando cerca de 10 por cento do comércio externo do país africano.

Quanto às relações políticas, disse que cooperam nos sectores da defesa, saúde, comércio, mineração e formação profissional.

A parceria no domínio da formação foi destacada pela diplomata, informando que a companhia indiana, Indian Technical and Economic Cooperation (ITEC),  fornece todos os anos cursos de formação, a curto prazo, aos funcionários nacionais-governamentais, assim como programas de capacitação em diferentes áreas como língua inglesa, auditoria e finanças, banca, tecnologia, entre outros.

Ainda com base no protocolo de formação, explicou que trinta estudantes angolanos foram enviados para a Índia ,este ano 2023,  onde farão formação superior em universidades indianas de renome, no âmbito do programa de bolsas de estudo.

Reconheceu, também, o apoio activo do Governo angolano na promoção da paz regional, na resolução de conflitos, segurança e estabilidade na região Central.

“A era pós-Covid, numa época de incerteza e de recuperação económica, a parceria Índia-Angola será um factor significativo de estabilização para as economias de ambos os países”, reafirmou.

A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, tem mantido relações extremamente cordiais. As economias de ambos os países complementam-se mutuamente.

 Angola é rica em hidrocarbonetos e recursos minerais, enquanto a Índia é rica em capital humano e financeiro, bem como tem conhecimentos técnicos de baixo custo.

A Índia comemora a promulgação da Constituição  a 26 de Janeiro de 1950.

 





+