Reordenamento do comércio no Huambo na fase coerciva

     Economia           
  • Huambo     Quarta, 08 Maio De 2024    16h21  
Coordenador da ANIESA no município do Huambo, Cesário da Cruz Passa
Coordenador da ANIESA no município do Huambo, Cesário da Cruz Passa
Zeferino Zinga

Huambo – O programa de reordenamento do comércio da cidade do Huambo, que visa travar a venda desordenada nas ruas, passeios e avenidas, iniciou, esta quarta-feira, às actividades da fase coerciva, soube a ANGOP.

A informação foi prestada pelo director da Fiscalização no município do Huambo, Cesário Passa, ao referir que a fase pedagógica, orientação e organização dos comerciantes decorreu entre Março e Abril último, no quadro do plano de trabalho das autoridades locais.

Fez saber que a fase coerciva dos trabalhos terá início no bairro São Pedro, arredores da cidade do Huambo, da zona do ex-control até ao mercado informal da Quissala, vulgo Alemanha, vice-versa, do centro da cidade à área comercial do Calumenhe, na periferia.

Disse que a iniciativa visa reorganizar o comércio local, permitir melhor circulação de pessoas e bens, pois, apesar da sensibilização, os mesmos persistem na desorganização, para além de aproveitarem a ocasião para especularem os preços da cesta básica.

Cesário Passa explicou que os trabalhos estarão focados no controlo da qualidade dos produtos, verificação da documentação e organização comercial dos estabelecimentos, desde as licenças de vedação, arrematação e a tipologia da construção dos espaços.

Para tal, salientou que as condições logísticas estão a ser aprimoradas para a aplicação de multas e a suspensão temporária de alguns estabelecimentos comerciais, pois os mesmos tinham tempo suficiente para se organizar.

Reiterou trabalhos contínuos de fiscalização da venda desregrada e informal nos passeios do casco urbano da cidade do Huambo, que tem condicionado a fluidez do trânsito e a mobilidade das pessoas.

O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji, Xavier Samacau e Vilinga). ZZN/ALH





Notícias de Interesse

+