Reordenamento do comércio permite arrecadação de mais de trinta milhões de kwanzas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 23 Fevereiro De 2024    14h33  

Luanda – Mais de trinta milhões de kwanzas é o montante arrecadado pela Administração Geral Tributária (AGT) de Maio de 2023 a data presente, resultado das contribuições fiscais dos armazéns abrangidos pelo Programa de Reordenamento do Comércio (PRC), a nível do município de Luanda.

A informação foi prestada, esta sexta-feira, pela porta-voz do programa, Alcresia Cavala, durante um encontro com os comerciantes desta  circunscrição, orientado pela administradora local, Milca Caquesse.

Na ocasião, a responsável destacou também o facto do referido programa ter permitido que 438 estabelecimentos comerciais cumprissem com o  pagamento de salário mínimo aos trabalhadores e descontos para a segurança social.

Entre os ganhos, Alcresia Cavala destacou também o facto de ter permitido a recolha de 205 mil toneladas de resíduos sólidos.

Os comerciantes, presentes no encontro, criticaram o horário autorizado para a carga e descarga de mercadorias nos estabelecimentos comerciais.

De acordo com o regulamento do Governo Provincial de Luanda, os veículos com carga até 3,5 mil toneladas fazem a descarga  entre as 15 e 20 horas, enquanto os de carga superior efectuam  20h  às 5 h.

Na base das queixas dos empreendedores estão as dificuldades em atender a necessidade de abastecer os armazéns, visto que se trata de um horário fora do expediente.

O Reordenamento do Comércio é um programa do Governo da Província de Luanda que visa garantir uma imagem limpa e hospitaleira à cidade capital do país, com a inserção dos comerciantes nos demais mercados disponíveis em Luanda. CPM/ART





+