Repartição  Fiscal de Caxito arrecada 31 milhões Kwanzas com IVM

     Economia           
  • Bengo     Terça, 15 Fevereiro De 2022    12h44  
Cidadã detida no Uíge por falsificação de dinheiro
Cidadã detida no Uíge por falsificação de dinheiro
Angop

Caxito – A Repartição Fiscal de Caxito, na província do Bengo,  arrecadou,  31 milhões 391 mil 873 Kwanzas,  na cobrança do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM) em 2021.

Este valor superou as expectativas, referiu o chefe de secção de cadastro e arrecadação de receitas da repartição fiscal, Adão Sebastião Ngangula, em declarações à Angop.

O responsável que se mostrou surpreso por ter sido o primeiro ano de cobrança do imposto (IVM),  informou que anteriormente (com a taxa de circulação) a repartição arrecadava  um valor que rondava os dez milhões de kwanzas.

No período em análise foram cadastrados 4 mil 203 veículos motorizados, dos quais 3.938 ligeiros, 224 pesados e apenas 39 motociclos.

Do número de veículos cadastrados apenas dois não efectuaram o pagamento do IVM no exercício económico de 2021.

Em Janeiro, deste ano, foram já cadastrados 36 veículos motorizados (34 ligeiros, um motociclo e um pesado), que permitiu arrecadar  cerca  de 295 mil 167 Kwanzas.

A Repartição Fiscal de Caxito pretende continuar a sensibilizar os cidadãos utentes de viaturas  para que mais veículos, sobretudo motociclos, sejam cadastrados  e paguem o IVM.

Diferente da taxa de circulação,  o  proprietário de uma viatura deve pagar o IVM ainda que o veículo cadastrado esteja avariado.

Os postos fiscais  do Panguila,  Siac de Caxito e  Repartição fiscal  são os locais indicados para prestar  informações sobre o IVM ou consultar a plataforma electrónica https://ivm.minfin.gov.ao/.

O Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM) está a ser pago desde o dia 1 de Janeiro e vai  prolongar-se  até 30 de Junho.

O imposto mantém os valores praticados  anteriormente na Taxa de Circulação,  alarga o prazo de  pagamento para Junho (antes de Janeiro a Março) e isenta os tractores utilizados exclusivamente para a agricultura e  os veículos adaptados para uso de pessoas com deficiência, mediante reconhecimento da Administração Geral Tributária.

A Repartição Fiscal de Caxito atende os municípios do Bula Atumba, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo, enquanto o Ambriz possui esses serviços.





+