Reporte financeiro das empresas públicas passa a ser automatizado

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 12 Junho De 2022    20h34  
Inflação em Angola nos meses de Agosto e Setembro
Inflação em Angola nos meses de Agosto e Setembro
Tarcisio Vilela

Luanda -  O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) está a desenvolver um portal do sector empresarial público (SEP) para permitir a  automatização do processo de prestação de contas pelas empresas, anunciou, este domingo, em Luanda, o administrador Augusto Kalikemala.

No quadro da implementação do reporte financeiro e transparência, o mesmo instrumento de prestação de conta vai servir como  avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta. 

De acordo com o Roteiro para a  Reforma  no Sector Empresarial Público (SEP), que teve início em 2021, está previsto a criação de   um conselho geral de supervisão sectorial que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das  empresas.

Conforme o administrador do IGAPE, Augusto Kalikemala, que apresentou  o Roteiro para a Reforma do SEP no XII Conselho Alargado do Ministério das Finanças, o reporte  financeiro das empresas é muito inconsistente  e com uma qualidade tendencialmente reduzida. 

"Acrescido ao diagnóstico  feito no SEP, concluiu-se ser débil o desempenho financeiro e económico das empresas, que apresentam sucessivamente resultados líquidos negativos e uma situação financeira cada vez mais degradante", avançou. 

Além disso, adiantou, há signifativa restrições de liquidez, do ponto de vista da sua produtividade, com um impacto grande das actividades fiscais, afectando a performance das empresas. 

Admitiu que há inconsistência nos objectivos e modelos de avaliação do sector  empresarial público, que se  mostram sempre insistentes ou  insuficientes. 

Por este facto, disse,  "todos esses factores levaram a necessidade de se implementar  o roteiro para a reforma do sector empresarial público, para  torna- lo mais eficiente e objectivo" . 

Dados recentes divulgados pelo IGAPE,  a quea  ANGOP teve acesso, dão conta que os  resultados líquidos do sector empresarial público angolano, com um peso de 92% no Produto Interno Bruto (PIB), foram de quase 200 mil milhões de kwanzas negativos, em 2020.

Foram estes resultados e outros aspectos, que levou o  Executivo a aprovar o  referido roteiro de reformas para o SEP, que contempla alguns eixos, além  do reporte financeiro e transparência, o de redimensionamento da presença do Estado no SEP, eficiência da gestão e monitorização e mitigação dos riscos fiscais. 

Com o  redimensionamento pretende-se segregar   e clarificar o principal papel do Estado, quando accionistas, supervisor e regulador.

Pretende-se, ainda com redimensionamento entregar ao mercado a iniciativa pela produção de bens e serviços, uma maior liberalização à iniciativa económica aos agentes do Estado, referiu Augusto Kalikemala.

"Queremos mudar o nível de intervenção do Estado no sector empresarial público, passando a ser só empresas públicas e sociedades  comerciais de capitais públicos", destacou. 

Simplificação do tecido empresarial 

Segundo disse, actualmente, o país dispõe de um quadro com empresas públicas, empresas de domínio público e participações públicas minoritários, um número que se pretende simplificar. 

Nesta senda, aponta o programa das privatizações como marco deste processo de redimensionamento, que já permitiu a alienação de 85 de activos e participações do Estado. 

No quadro das reformas, segundo o responsável, o Executivo quer reduzir o número de actores para dois, isto é empresas públicas e Sociedade Comerciais de Capitais Públicos (SCCP). 

Para isso, estão a ser criadas ferramentas e critérios que permitem fazer a descrição daquelas que devem ser consideradas empresas pública e Sociedades Comerciais de Capitais Públicos, um trabalho já em curso. 

As  Sociedades Comerciais de Capitais Públicos (SCCP) são aquelas que têm uma actividade operacional, comercialmente viável e que podem actuar em nível de concorrência com o mercado, com actores privados, mas para isso precisam de uma autonomia maior e flexibilidade no seu modelo de acção. 

Já as empresas públicas vão continuar  como sector empresarial público. 

Mas para tal, há um conjunto de aspectos a ter em conta para a sua permanência no sector público, como por exemplo, se presta um serviço público essencial, se a mesma está associada a  um interesse estratégico ou se corresponde a uma actividade que se insere em um monopólio natural ou legal. 

Comité de recrutamento 

As reformas em curso vão dar à revisão da Lei de Base do SEP, que prevê entrar em vigor em 2024.

O quadro prevê um comité de recrutamento e selecção de gestores que vai identificar os profissionais para  as empresas públicas. 

Augusto Kalikemala esclarece que para as Sociedades Comerciais de Capitais Públicos, o modelo de gestão  está muito associado ao das empresas privadas, em que traz o Estado como accionista, mas representado pela Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) a ser criada em Novembro deste ano. 

Para as SCCP será, de igual modo, criada uma comissão estratégica, com vista a se redefinir o modelo de gestão e profissionalização dos seus gestores, ampliando a sua autonomia. 

Nas empresas públicas, em que acção accionista será exercida pelo Ministério das Finanças, há um conselho de supervisão que vai acompanhar o da Administração e os órgãos de fiscalização. 

 





+