Requalificação da Rua das Condutas em fase conclusiva

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 22 Setembro De 2022    17h51  

Cazenga – As obras de requalificação e asfaltagem da Rua das Condutas, no Distrito Urbano do Calawenda, no município do Cazenga, estão em fase conclusiva, na ordem de 80  porcento de execução(perto de nove meses, depois da sua consignação).

O encarregado de obras, Pedro Afonso, fez saber esta quinta-feira, a ANGOP, que os trabalhos registaram um ligeiro atraso,  já que o prazo de  entrega ao Governo era de sete meses, devido à interrupção relativa ao período de realização das eleições gerais em Angola. 

Para si, o tempo perdido está a ser recuperado com o aumento da carga horária, incluindo sábados, domingos e feriados, daí as obras estarem já em fase avançada.

 A ANGOP apurou que os trabalhos estão virados, nessa altura, na colocação da última camada que vai receber o asflato, na construção da rede de esgotos, aplicação das caixas das sargetas, retificação da tubagem de água potável da EPAL, aplicação do betão para lancis e passeios.

A empreitada, a cargo de uma empresa privada, está inserida no Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

A requalificação abrange o troço 5ª Avenida-Rua da Gamek (Pedrinhas), entre os distritos do Tala Hadi e Calawenda, com uma extensão de 2.600 metros, avaliados em mais de dois mil milhões de Kwanzas.

Para Martís Quissongo, morador da aludida rua há mais de 30 anos, está quase concretizado o seu velho sonho de ver concluidas as obras, porque máquinas e homens continuam a trabalhar e dão sinais de plena certeza que não vão parar.

Outro morador, que se identificou por José Morais, afirma que o gesto de continuidade dos trabalhos é bem vindo, esperando ver a rua, dentro em breve, asfaltada, para facilitar a circulação na comunidade e dinamizar a economia.

Por outro lado, desde Julho do ano em curso, cerca de  outros 20 quilómetros de vias secundárias e terciárias, na circunscrição, são intervencionados com obras de terraplanagem, no âmbito do Projecto “Mais ENCIB, Mais Município”.

Os trabalhos, que envolvem a Administração Municipal e a Empresa Nacional de Construção de Infra-Estrtuturas Básicas (ENCIB), consistem na compactação dos solos e na abertura de valas de drenagem, para escoamento de águas pluviais, cujos prazos de conclusão não foram avançados.

Na altura, a administradora municipal adjunta do Cazenga para a área técnica, a arquiteta Madalena Fernandes, afirmou à imprensa que a estratégia é que na época chuvosa as vias dos bairros estejam preparadas para melhor circulação e não se viver situações do passado, de quase intransitabilidade.

Cazenga é um dos nove municípios que constituem a província de Luanda. É limitado a oeste pelo município de Luanda, a norte com o de Cacuaco, a leste com o de Viana e a sul com o do Kilamba  Kiaxi.

As estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativas ao ano de 1018, indicam que Cazenga tem uma população de mais de um milhão de habitantes, dos mais populosos de Luanda, e uma área de 41,2 quilómetros quadrados.





Notícias de Interesse

+