Requalificação das ruas de Saurimo consome cem milhões de Kwanzas

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 10 Junho De 2021    13h50  
Governador da Lunda Sul Daniel Neto, (centro)constata andamento das obras nas ruas do Saurimo
Governador da Lunda Sul Daniel Neto, (centro)constata andamento das obras nas ruas do Saurimo
João Wassamba

Saurimo - Cem milhões de Kwanzas é o valor que o Governo da Lunda Sul está a aplicar nas obras de reabilitação das ruas secundárias de Saurimo (Lunda Sul), com vista a conferir maior dignidade à urbe e melhorar a circulação de pessoas e bens.

Numa primeira fase, serão intervencionadas as ruas Governador Brandão de Melo, no bairro 11 de Novembro, e as travessas que dão acesso aos bairros Acampamento, Verde, Feira e Luavur, cujas obras tiveram inicio este mês e terá a duração de seis meses.

As empreitadas contemplam terraplanagem, asfaltamento, bem como a colocação dos respectivos lancis, e decorrem no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a cargo da construtora Mota-Engil. 

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, após o término da visita às respectivas obras, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, mostrou-se satisfeito pelo andamento das mesmas e recomendou ao empreiteiro o cumprimento dos prazos contratuais.

Por sua vez, o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, disse que, numa primeira fase, o projecto vai abranger alguns bairros e artérias previamente seleccionados, e posteriormente outros pontos, pelo que apela a calma e a contribuição dos munícipes para o sucesso dos trabalhos.

Joana Emília, moradora do bairro Acampamento, há sensivelmente 20 anos, disse que as obras chegaram num bom momento, porque na época chuvosa tem criado vários constrangimentos á circulação de viaturas e pessoas.

É de opinião que além da asfaltagem e colocação de lancis, será necessário projectar-se a rede de esgotos das águas residuais, para se evitar que os dejectos saídos das residências não parem nas estradas, podendo contribuir no desmoronamento da empreitada em pouco espaço de tempo.

De lembrar que 32 projectos em execução, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em Saurimo, já consumiram kz 2,3 mil milhões, correspondendo a uma execução financeira na ordem dos 59,53 por cento.

O valor global dos 32 projectos do município de Saurimo, ligados aos sectores da Educação, Saúde, Estrada, Energia, Água, Habitação e Saneamento Básico, inscritos no PIIM, ronda os 4,5 mil milhões kwanzas.

O município de Saurimo tem uma população estimada em 534 mil e 231 habitantes.

 





+