Requalificação do Miradouro da Lua atrai turistas

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 07 Outubro De 2022    16h24  
Turistas no Miradouro da Lua (Arquivo)
Turistas no Miradouro da Lua (Arquivo)
Braulio Pedro - ANGOP

Ramiros – Pelo menos dois mil turistas visitam, mensalmente, o centro turístico do Miradouro da Lua, na comuna da Barra do Cuanza, município de Belas, a 50 quilómetros a sul da cidade de Luanda.

O número de visitantes tem vindo a crescer desde a altura da requalificação do espaço, que tem atraído turistas nacionais e estrangeiros.

Há três anos, antes de ser requalificado, o Miradouro da Lua recebia, mensalmente, menos de 300 turistas.

Em declarações à ANGOP, Paulo Augusto, gestor do Miradouro da Lua, justificou o aumento, pelo facto do local apresentar pequenas infra-estruturas turísticas, adequadas, em termos físicos e de segurança, o que propicia observar de perto, as maravilhas, bem como para tirar fotografias.

Fez saber que  as visitas registam-se mais nos finais de semana, preferencialmente por viajantes que utilizam a EN-100, banhistas que se dirigem as praias da Barra do Cuanza ou Cabo Ledo, e de grupos de estudantes, associações, instituições  públicas e privadas ou de igrejas.

No princípio de 2019, o Miradouro da Lua estava muito degradado e abandonado, com ravinas a circundar o sítio, falta de infra-estruturas turísticas e grandes quantidades de lixo doméstico e entulhos  ali depositados.

Actualmente, o cenário é diferente e bastante confortável. As ravinas foram estancadas e implantou-se infra-estruturas em madeira trabalhada no local, zonas circulares de protecção, onde, sem perigo, o turista, pode observar a paisagem.

No local, foi instalado também um posto de informações, parque de  estacionamento, quiosque, observatório periférico, quartos de banho, asfalto, piso em brita, numa área implementada de 16,78 metros quadrados.

O Miradouro da Lua é um conjunto de falésias, resultante da erosão provocada pelo vento e pela chuva, criando a paisagem de tipo lunar.





+