Responsabilidade social das minas vai além dos impostos -Ganga Júnior

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 30 Agosto De 2023    15h41  
PCA da ENDIAMA, José Ganga Júnior
PCA da ENDIAMA, José Ganga Júnior
Helder Dias-ANGOP

Dundo - O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P., José Ganga Júnior, afirmou esta quarta-feira, no Dundo , província da Lunda Norte, que a responsabilidade social e económica das empresas de exploração de diamantes vai além do pagamento obrigatório dos impostos.

Ganga Júnior, fez este pronunciamento durante o encontro de balanço semestral da produção de diamantes , que decorre na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, sublinhando que as empresas do sector precisam melhorar os seus programas de responsabilidade social , com vista a contribuírem na melhoria das condições de vida das comunidades circunvizinhas. 

“Não podemos dizer ou pensar que a nossa responsabilidade social termina com o pagamento de impostos, temos que fazer muito mais pela particularidade da nossa actividade e por conhecermos as dificuldades com que se debatem as zonas onde operamos”, frisou. 

Recomendou as empresas a apoiarem mais o fomento da agricultura familiar, construção de escolas e unidades sanitárias, sobretudo nas comunidades onde operam, para que a  população sinta os efeitos da produção de diamantes. 

Por outro lado, o PCA da ENDIAMA apelou as empresas a reforçarem os seus programas ambientais , com vista ao repovoamento florestal e a reposição dos solos. 

“Temos que garantir que depois da actividade mineira os nossos solos estejam compactados e o meio ambiente salvaguardado, para que as futuras gerações não sofram as consequências da nossa actividade”, realçou. 

Disse que a poluição dos rios também deve constituir uma preocupação das empresas , que devem criar condições para que os rejeitados não contaminem os recursos hídricos. 

Apelou as empresas a colaborarem com as autoridades locais, na criação de políticas ambientais e projectos sociais que satisfaçam os anseios das populações. 

Durante três dias, as empresas diamantíferas vão fazer balanço de produção dos últimos cinco anos, apresentar a situação operacional do primeiro semestre deste ano, bem como fazer análise económica e financeira. 

Consta da agenda, a gestão dos recursos humanos , programas de responsabilidade social e constragimentos das empresas. HD 





+