Responsável defende legalização de cooperativas agrícolas

     Economia           
  • Malanje     Quarta, 06 Outubro De 2021    14h32  

Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Técnico e Infra-estruturas, Angelino Quissonde, defendeu hoje, quarta-feira, a necessidade das cooperativas agrícolas na província se legalizarem para que possam beneficiar de incentivos e aumentar os níveis de produção.

De acordo com o responsável, Malanje conta com 80 cooperativas agrícolas, mas apenas 20 estão legalizadas, pelo que, para além da legalização urge o aumento de mais agremiações do género, para fazer face a diversificação da economia local e nacional.

Intervindo na abertura do XXI encontro provincial das comunidades, promovido pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) Antena-Malanje, Angelino Quissonde referiu que o número de cooperativas agrícolas na província (80), é irrisório, tendo em conta a sua extensão e o seu potencial agrícola.

Por esse facto, salientou que o governo da província de Malanje em colaboração com a ADRA, vai continuar a trabalhar na identificação dos problemas que afligem as associações camponesas, incluindo os ligados a legalização e aquisição de empréstimos para o desenvolvimento da agricultura nas comunidades.

Por sua vez, a directora da ADRA-Antena Malanje, Mariana Moita, realçou que o encontro das comunidades assume-se como um importante espaço de interacção entre os representantes das comunidades e as instituições a nível municipal, provincial e nacional.
 

O encontro, acrescentou, representa um momento de advocacia social e de debates sobre temas ligados às políticas públicas e desenvolvimento local.
 

Sob o lema “Comunidades resilientes, pela cidadania e inclusão social”, o encontro tem duração de dois dias e conta com a participação de administradores municipais, directores provinciais, representantes de partidos políticos, deputados à Assembleia Nacional, autoridades tradicionais, agricultores e líderes comunitários.
 

No evento, estão a ser analisados temas como o processo de implementação do plano municipal de desenvolvimento local e combate à pobreza, processo de revisão da lei de terras, processo de implementação dos programas públicos de apoio ao desenvolvimento Local, entre outros.





+