Restabelecido fornecimento de energia eléctrica em Saurimo

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 19 Novembro De 2020    17h31  

Saurimo – Cinco dias depois do corte de energia eléctrica, devido a falha de comunicação dos softwares, que originou um “blackout” em três das quatro máquinas geradores da central térmica do Nhama, os munícipes de Saurimo voltam a ter o normal fornecimento de energia eléctrica.

Com mais de 18 mil clientes, a ENDE na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, recebe energia das centrais térmicas do Nhama (20 MW), Txicumina (cinco).

A informação foi prestada à imprensa, nesta quinta-feira, pelo administrador de Produção Térmica da Prodel E.P, Euclides de Brito, tendo sublinhado que até ao momento a central do Nhama, com capacidade de 20 mw, está a produzir 15 mw, permitindo a entrada em funcionamento de todos os postos de transformação.

“Já está reposta a energia eléctrica a cidade de Saurimo, que durante cinco dias criou constrangimentos aos munícipes”, frisou.

Informou que neste momento técnicos da Prodel estão a trabalhar na central térmica “ABC” do Txicumina, de modos a recuperar os dois grupos geradores de cinco megawatts cada, bem como a central anexa a do Txicumina de 19.6 mw.

Fez saber que no mês de Dezembro, a situação energética na província está assegurada, com “backups” de 12 mw, que poderão entrar em funcionamento em caso de alguma anomalia, num dos grupos geradores da central principal (Nhama).

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil 231 habitantes, representando 82 por cento da população da Lunda Sul.

 





+