Retomada circulação no troço Tomboco/Nzeto

     Economia           
  • Zaire     Sexta, 29 Dezembro De 2023    13h42  
Construção da estrada nacional n. 120 Mbanza Kongo - Nóqui
Construção da estrada nacional n. 120 Mbanza Kongo - Nóqui
Emerson Hossi- ANGOP

Mbanza Kongo – A circulação rodoviária na Estrada Nacional-210, que liga os municípios do Tomboco e Nzeto, na província do Zaire, foi retomada esta sexta-feira, após dois dias de interrupção causada pelas fortes chuvas.

As enxurradas arrasaram as manilhas que suportavam a passagem hidráulica no subtroço entre as aldeias de Wene e Mussenga, a 23 quilómetros da vila do Tomboco.

O governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que acompanhou os trabalhos da reposição das novas manilhas no local, assegurou estar reaberta de forma provisória a circulação na EN-210.

O governador descreveu como caótica a situação que se viveu nos dois últimos dias, neste troço, com dezenas de viaturas que se dirigiam nos dois sentidos sem possibilidade de seguir viagem aos seus destinos.

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Zuela Capilo, explicou que a solução provisória consistiu na colocação de novas manilhas e consequente compactação com betão armado.

Informou que os trabalhos foram apoiados pela empresa de obras públicas e construção civil “Tecnovia-Angola”, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA).

De acordo com a responsável, uma solução definitiva neste troço que une as províncias do Zaire e Luanda deverá ser encontrada em Janeiro do próximo ano. DA/PMV/JL

 

 





+