Retrospectiva 2023: Barragem de Laúca atinge pico de produção

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 31 Dezembro De 2023    16h14  
Malanje: Túnel da turbina da central térmica de Laúca
Malanje: Túnel da turbina da central térmica de Laúca
Nelson Costa

Malanje – O projecto hidroeléctrico de Laúca, localizado no município de Cacuso, em Malanje, atingiu este ano a sua capacidade máxima de produção de 2.070 megawatts de energia, com a entrada em funcionamento, em Maio, da central ecológica de 65 MW, inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Por Nelson Costa e Pedro Calombe, jornalistas da ANGOP

A hidroeléctrica de Laúca construída, a partir de 2012, cujas obras estiveram orçadas em mais de cinco mil milhões de dólares norte-americanos, gera energia através de seis turbinas com capacidade de 334 megawatts cada e uma central ecológica.

A infra-estrutura em funcionamento desde 2017, está localizada a 47 quilómetros do projecto hidroeléctrico de Capanda e conta com uma barragem de 132 metros de altura, construída numa área de 24 mil hectares, com uma albufeira de 18 mil hectares.

A barragem, considerada actualmente a maior do país, é um exemplo de sucesso que já beneficia mais de cinco milhões de habitantes do sistema interligado norte, centro e sul do país.

Ainda no domínio energético, o município de Cangandala beneficiou, este ano, pela primeira vez, de energia eléctrica da rede pública, com o arranque de uma linha de distribuição de electricidade de 30 Kva, com um sistema instalado na localidade de Cassuco, que contempla um Poste de Transformação (PT) de 400 kilovolts que está a permitir efectuar faseadamente 500 ligações domiciliares e a iluminação pública.

O Ministério da Energia e Águas procedeu igualmente ao lançamento do Projecto de Electrificação Rural, que vai beneficiar 101 mil 925 habitantes de 20 comunas da província de Malanje, até 2026.

Das 20 comunas, 10 serão abastecidas com painéis fotovoltaicos e energia armazenada em baterias, ao passo que outras 10 estarão interligadas à rede eléctrica nacional, através das barragens hidroeléctricas de Laúca e Capanda.

Água

A cidade de Malanje ganhou, ainda este ano, o maior sistema de captação, tratamento e distribuição de água da província, na localidade de Quissol, inaugurada também pelo Presidente João Lourenço.

Trata-se de uma infra-estrutura com capacidade para produzir 720 metros cúbicos de água por hora, a partir do rio Cuije, orçada em 31 milhões 237 mil e 861 dólares norte-americanos, financiados pela linha de crédito da China, que visa reforçar o abastecimento da cidade de Malanje.

A referida unidade também contempla reservatórios, condutas, equipamentos electromecânicos e áreas administrativas e permitiu efectuar 12 mil novas ligações domiciliares no casco urbano e bairros da Canâmbua, Maxinde, Carreira de tiro, Vila Matilde e Cangambo.

Saúde

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou a construção de um bloco operatório, banco de urgência e salas de cuidados intensivos, no Hospital Geral de Malanje, visando reforçar os serviços da unidade.

De acordo com a governante, o Ministério está a trabalhar na mobilização o mais rápido possível das verbas para o efeito, para que o projecto arranque no prazo previsto.

Sílvia Lutucuta visitou os espaços onde serão erguidas as referidas obras, tendo realçado que consta igualmente do projecto a construção de uma área de observação pediátrica e uma lavandaria.

Cultura

Neste ano, Malanje registou a morte do Rei Buba Nvula Dalamana “Cabombo” no município de Marimba, por doença, aos 101 anos de idade.

O seu substituto, o 45º Soberano do Reino do Ndongo, Luís António Ngola “Diba Ngola Njungo”, iniciou o reinado, após apresentação oficial, na comuna de Dala Samba (Marimba), aos membros do governo, autoridades tradicionais, religiosos e populares.

O novo Rei apontou como linhas de força para o seu reinado, a união do povo da região, bem como o reforço da cooperação com o governo, visando a construção do memorial dos Reis e Soberanos do Ndongo, a fim de valorizar a região e transformá-la num cartaz de visitas turísticas e culturais.

A morte do ex-deputado e empresário Monteiro Capunga por doença, em Portugal, foi igualmente destaque, em função dos seus feitos e notoriedade que detinha nos domínios político e empresarial na província e no país.

Chuvas

A problemática das chuvas que se abatem sobre a província, desde o mês de Novembro, consta das principais ocorrências, com a destruição e inundação de três mil 30 casas, desalojamento de mil 731 famílias e com registo de mais de 10 mortes nos municípios de Malanje, Calandula e Cacuso.

Agricultura

O ano de 2023 ficou marcado com a abertura do ano agrícola nacional 2023/24, em acto decorrido no município de Luquembo, sob presidência do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

O governante destacou os investimentos que o Executivo vem fazendo em infra-estruturas de apoio à agropecuária, a mobilização de recursos para a promoção da agricultura em grande escala, sobretudo de grãos, cereais e café.

Malanje acolheu ainda o I Conselho Consultivo do Ministério da Agricultura e Florestas, presidido pelo titular da pasta, Francisco Assis, que abordou as políticas do sector agro-pecuário do país, bem como apresentou o balanço das acções e do ano agrícola 2021/2022.

Na ocasião, o dirigente precisou que o país registou um aumento de 5,6 por cento da produção nacional, durante a campanha agrícola 2021/22, comparativamente ao ano anterior, representando uma caminhada positiva em direcção aos objectivos do Executivo.

Economia

O ministro de Estado para a coordenação económica, José de Lima Massano procedeu a inauguração da primeira fase do Projecto avícola do Ministério da Defesa, na comuna de Quizenga (Cacuso), que prevê a produção de 7 milhões de frangos/ano, a partir de Março de 2024, nas províncias de Malanje e Cuanza Norte.

Orçada em 50 milhões de dólares norte-americanos, a iniciativa visa garantir a sustentabilidade logística das Forças Armadas Angolanas (FAA) e fornecer frango ao mercado nacional, a par do enquadramento sócio-económico de ex-miliatares e geração de empregos.

O projecto contempla 140 naves (60 para Malanje e 80 para Cuanza Norte), cada, com cinco mil pintos e um abatedouro, e contribuirá para a poupança de 300 milhões de dólares norte-americanos gastos anualmente na importação de frangos.

Enquanto isso, 24 operadores económicos do sector agrícola da província de Malanje beneficiaram de camiões, no âmbito da segunda fase do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).

Desporto

O apuramento do Clube Recreativo União de Malanje (CRUM) ao Girabola 2023/24 constitui um dos maiores destaques do desporto na província, seguido da aprovação pela Federação Angolana de Futebol (FAF), para o campo 1º de Maio receber jogos oficiais do campeonato nacional de futebol.

O CRUM foi fundado, em Maio de 2022, e disputa pela primeira vez na maior prova de futebol, com um plantel composto por 31 jogadores, dos quais 15 reforços contratados no mercado nacional.

Ainda neste domínio, a província de Malanje acolheu o campeonato nacional sénior masculino e feminino de judô, com a participação de atletas das 18 províncias do país, competição que visou apurar os campeões da época 2023 em ambos os sexos, nas categorias dos 48 aos 73 quilogramas.

Entretanto, a província foi ainda palco dos XI jogos escolares nacionais, cuja final opôs a Selecção Nacional de sub-20 de futebol e o Misto de Malanje, partida vencida pelos visitantes por 4-2 aos penalties.

No termo do jogo, a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, defendeu a necessidade de massificação de mais modalidades desportivas, com vista a estimular o desporto federado, realçando que muitas modalidades não correspondem com os intentos do Executivo de desenvolver a prática desportiva e de criar atletas em quantidade e qualidade para servir as selecções nacionais.

A IV edição do torneio nacional de basquetebol para veteranos em ambas classes, também aconteceu em Malanje, com participação de vários clubes do país.

A equipa Prudencial Seguros de Luanda sagrou-se a campeã em masculinos, ao bater na final a sua oponente Players Only, também da capital do país, por 47-38, e revalidou o título, somando para a sua galeria a sua terceira taça consecutiva (2021, 2022 e 2023).

Na classe feminina, o Misto LCB de Luanda foi a campeã, tendo cilindrado o Académica de Malanje por 29-8.

Malanje acolheu, por outro lado, a 31ª edição do campeonato nacional de basquetebol em Sub-14 em ambos os sexos, ganha pelo Petro de Luanda em masculinos, tendo revalidado o título, ao vencer na final o Ferroviário de Angola por 56-53.

Já em femininos, o Casa do Pessoal do Porto do Lobito destronou o 1º de Agosto, ao vencer por 51-50. NC/PBC





Notícias de Interesse

+