Retrospectiva 2023: Sector da aviação mais dinâmico  

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 27 Dezembro De 2023    00h04  
Avião da TAAG (Foto ilustração)
Avião da TAAG (Foto ilustração)
Nelson Malamba

Luanda – Angola assinalou, em 2023, um importante passo rumo à consolidação do seu sector aeroportuário, que se antevê mais dinâmico em 2024, com a exploração total dos serviços do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

Por Osmar da Fonseca, jornalista da ANGOP  

Com a inauguração desta infra-estrutura, que constitui o principal marco do sector no ano prestes a findar, o país poderá tornar-se uma das principais placas giratórias da África Austral, servindo como opção privilegiada para milhares de passageiros.  

Orçado em USD 2,8 milhões, o aeroporto foi construído na comuna de Bom Jesus, município do Icolo e Bengo, Luanda, para acolher 15 milhões de passageiros, dos quais 10 milhões no segmento internacional e cinco milhões no serviço doméstico.

Inaugurado a 10 de Novembro, pelo Presidente da República, João Lourenço, a nova infra-estrutura pode processar 130 mil toneladas de carga diversa, anualmente, o que pode impulsionar, a médio prazo, a entrada de mais turistas e receitas para o país.

Situado a 42 quilómetros do centro da cidade de Luanda, o aeroporto está inserido numa área total de 75 quilómetros quadrados, e foi projectado para receber o maior avião comercial do mundo, de categoria F, o Airbus – A380.

Com duas pistas paralelas, placa de estacionamento de aeronaves e placa de manutenção, deu início às suas operações de carga no dia 19 deste mês, com a chegada dos dois primeiros voos provenientes da cidade de Lagos, na Nigéria. 

O destaque recai para o primeiro carregamento que se realizou numa aeronave 737-800 cargo, operada pela TAAG. "A mesma aeronave seguiu para a capital da Nigéria com 3.000 Kg, tendo regressado a Luanda com 10.000 Kg". 

Estes dois serviços, Luanda - Lagos e Lagos – Luanda formalizaram a ligação comercial de carga entre Angola e Nigéria, no quadro da estratégia da companhia de aumentar, progressivamente, a participação no mercado regional africano de carga aérea. 

Tratou-se, pois, da primeira fase da implementação do projecto, reservada apenas para embarque e desembarque de carga para vários destinos, que vai até Fevereiro de 2024.

Segundo o cronograma de funcionamento do aeroporto, a 2ª fase inicia-se em Fevereiro de 2024, com as operações de voos domésticos, sendo a última etapa prevista para o mês de Junho de 2024, com início das operações de voos internacionais de passageiro.

Reforço da frota da TAAG

O ano de 2023 ficou também marcado pelo reforço da frota da TAAG-Linhas Aéreas Angola, que encomendou quatro novas aeronaves Boeing 787 Dreamliner, destinadas a cobrir as rotas continentais e intercontinentais da companhia, a partir do 3.º trimestre de 2024.  

Na ocasião, a companhia de bandeira nacional destacou que a incorporação destas novas aeronaves enquadra-se no projecto de negócio e modernização da frota da TAAG, que tem, entre os objectivos, melhorar o serviço e proporcionar conforto aos passageiros.  

Destas aeronaves, a TAAG incorporou já duas do tipo Boeing 737-700, com capacidade para 136 passageiros, 12 em classe executiva e 124 em classe económica, no sentido de aportar maior conveniência de serviço aos passageiros e reforçar a disponibilidade de voos numa fase do ano de elevada procura. 

Os aviões vão assegurar a ligação para os destinos domésticos com maior tráfego e rotas regionais. 

Ainda em relação às encomendas, a TAAG solicitou oito motores GEnx-1B e um B777, peças para a nova frota de aeronaves Boeing 787 e para a frota B.   

Na ocasião, também assinou um acordo de serviços “TrueChoice”, que cobre a frota existente de cinco aeronaves Boeing 777-300ER, com motor GE90.  

No mês de Junho, a TAAG procedeu igualmente à compra, em regime de “Dry Lease”, de nove aeronaves Airbus A 220-300, cujo contrato de aluguer, de longo prazo, reserva o fornecimento de equipamentos, manutenção e formação de quadros.   

Também no domínio das infra-estruturas aeroportuárias, o Ministério dos Transportes lançou o concurso público para a construção do Aeroporto Internacional de Cabinda, numa superintendência da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA).  

O aeroporto, orçado em 250 milhões de dólares, está a ser erguido numa área de 850 hectares, com uma pista de 3.500 metros de comprimento e 45 metros de largura, um terminal de passageiros com uma área de 12 mil metros quadrados, torre de controlo, quartel de bombeiros, edifício de polícia, administrativo, dentre outras zonas de serviço.  

A obra está a ser desenvolvida para atender em hora de ponta 700 passageiros domésticos e 500 internacionais, num total de 670 mil 722 passageiros por ano.   

Esta construção está a gerar 1.500 postos de trabalho directos, sendo 95 por cento da mão-de-obra angolana.  

Relativamente às obras de requalificação de aeroportos, beneficiaram de benfeitorias os aeroportos Internacional 4 de Fevereiro (Luanda) e Maria Mambo Café (Cabinda), sobretudo na melhoria do pavimento das pistas, iluminação e sinalização.  

No capítulo  do intercâmbio internacional, Angola acolheu a Conferência Internacional das Companhias Aéreas da África Austral, denominada 53ª edição da Assembleia Geral da AASA (Airlines Association of Southern Africa), que abordou o desenvolvimento da aviação comercial no continente.  

O certame anual, realizado pela primeira vez em Angola, reuniu companhias aéreas, reguladores, fabricantes, provedores de serviços, investidores, representações diplomáticas e entidades governamentais.  

Por ocasião do seu 85º aniversário, a TAAG apresentou o novo “web site” e  a sua nova sede social, localizada no edifício One Metrópolis, em Talatona, para optimizar os serviços e conferir melhores condições de trabalho e dignidade aos seus quadros.

 No primeiro semestre do ano, a companhia de bandeira nacional e a brasileira GOL celebraram um acordo de codeshare, no sentido de impulsionar o tráfego de passageiros entre a América Latina, África e a Europa, através do hub de São Paulo/Brasil (Aeroporto de Guarulhos) e Luanda/Angola (Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.  

 Durante o presente ano, a TAAG procedeu ao reforço das frequências de vários destinos internacionais, com destaque para Portugal. Aumentou de 10 para 14 os voos semanais para a República do Congo (RDC), e passou de dois para quatro serviços, por semana.  

 A Rota Luanda/ São Paulo passou de quatro serviços de frequência diária, perfazendo sete voos semanais.  

Os Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), de Janeiro a Novembro de 2023, transportaram 727 mil 761 passageiros, nas 16 locomotivas operacionais, das quais sete a diesel, tendo transportado 415 mil toneladas de mercadoria diversa.  

No domínio das insfra-estruturas e construção, estão em obras as estações do Bungo, Musseques, Baia e a do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.  

Quanto aos transportes de passageiros e mercadoria, no quadro da retirada gradual dos subsídios aos combustíveis, e a consequente subida do preço da gasolina de 160 para 300 kwanzas, o Governo angolano criou e distribuiu cartões de subvenção à gasolina pelas 18 províncias, para manter o custo de tarifa da viagem por passageiro.  

 A Sécil Marítima, nos últimos 12 meses, transportou 94 mil 681 passageiros, um volume de carga cifrada em dois mil 752 toneladas em porão, 85 contentores e 315 viaturas nas cinco embarcações de serviço. OPF/AC 





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