PRODESI financia mais de 50 empresas na Huíla

     Economia           
  • Huíla     Quarta, 13 Dezembro De 2023    16h05  
Empregado em fábrica, na Huíla
Empregado em fábrica, na Huíla
Morais Silva - ANGOP

Lubango - O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) financiou desde Janeiro do ano em curso 53 empresas da província da Huíla, num valor de 13 mil milhões, 257 milhões de kwanzas.

Comparativamente ao ano de 2022, houve um aumento de 11 empresas financiadas e de 11 mil milhões 520 milhões, 461 mil 056 kwanzas financiados, segundo o director provincial do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana.

Em declarações à ANGOP hoje, quarta-feira, nesta cidade, afirmou tratar-se de empresas financiadas pelo Banco Desenvolvimento de Angola (BDA),  através do Aviso 10 do Banco Nacional de Angola e do Programa de Apoio ao Crédito reestruturado, maioritariamente.

Disse que o sector que mais foi beneficiado foi a indústria transformadora com mais de sete milhões de kwanzas em 11 projectos e seguiu-se a agricultura com 33 iniciativas e um volume de financiamento considerável.

A província da Huíla, com uma população estimada em três milhões 282 mil 968 habitantes é potencialmente agro-pecuária e tem já 13 empresas com o selo Feito em Angola, do Ministério da Economia e Planeamento.

O PRODESI foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho. É um programa executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor, de exportação e substituição de importações.

A aposta vai para os sectores da alimentação e agro-indústria, recursos minerais, petróleo e gás natural, florestal, têxteis, vestuário e calçado, construção e obras públicas, tecnologias de informação e telecomunicações, saúde, educação, formação e investigação científica, turismo e lazer.

O PRODESI oferece três grandes serviços, nomeadamente o de apoio ao produtor, o de vendas e o de serviço de apoio ao financiamento. EM/MS





+