SAMAP distribui 310 toneladas de batata

     Economia           
  • Huíla     Terça, 13 Abril De 2021    13h55  
Campos agrícolas (Foto ilustração)
Campos agrícolas (Foto ilustração)
ANGOP

Lubango – Trezentas e 10 toneladas de sementes de batata rena foram distribuídas a 5.173 famílias camponesas assistidas pelo projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP) na província da Huíla.

As sementes foram entregues às famílias camponesas nos municípios de Chicomba, Chipindo, Caconda, Caluquembe e Cacula, na província da Huíla.

As quantidades distribuídas estão agora em processo de plantação por parte dos agricultores, uma acção que visa potenciar as comunidades com culturas de rendimento, que possam garantir maior receita às famílias.

A informação foi avançada à ANGOP hoje, terça-feira, no Lubango pelo assistente de Monitoria e Avaliação do SAMAP na Huíla, Rogério Bernardo, declarando que a quantidade de batata prevê cobrir 155 hectares, a razão de duas toneladas de semente por cada.

Justificou a aposta na referida cultura pelo facto de ser produzida em sequeiro, mediante pontos de água e de rega.

“Com a falta de chuvas nos últimos meses, as famílias perderam quase toda plantação de milho, mas continuamos a trabalhar para inverter a situação e estamos a promover a introdução de culturas mais resistentes à seca e que possam suprir a carência de alimentação”, continuou.

 

Fez saber que para além da batata rena será reforçada a produção de batata-doce e hortícolas, para contrapor o período actual considerado “catastrófico” em termos de produção de cereais.

O projecto SAMAP visa apoiar a agricultura familiar e está a ser implementado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), a nível das províncias da Huíla e Cuanza Sul. 

No Huíla, o mesmo está a ser desenvolvido há mais de dois anos, com o fornecimento de meios de produção (enxadas, catanas, charruas, machados, pulverizadores, atomizadores, sementes e fertilizantes).

 





+