Lunda Sul ganha representação da Fundação Brilhante

     Economia           
  • Lunda Sul     Sexta, 23 Abril De 2021    16h41  
1 / 2
Secretário de estado de geologia e minas, Jânio Victor, inaugura sede da Fundação Brilhante em Saurimo
Secretário de estado de geologia e minas, Jânio Victor, inaugura sede da Fundação Brilhante em Saurimo
Cedida
2 / 2
Momento Cultural na inauguração da sede da Fundação Brilhante em Saurimo
Momento Cultural na inauguração da sede da Fundação Brilhante em Saurimo
Cedida

Saurimo – A Fundação Brilhante, instituição do sector mineiro vocacionada a acções de responsabilidade social, conta, a partir de hoje (sexta-feira), com uma delegação em Saurimo, província da Lunda Sul.

A infra-estrutura, inaugurada pelo secretário de Estado para a Geologia e Minas,  Jânio Victor, tem como finalidade apoiar as comunidades que residem nas proximidades de projectos mineiros da região.

A Delegação da Fundação Brilhante de Saurimo conta, entre outros compartimentos, com área de recepção, estudos e planeamento, ambiente e um parque de estacionamento, e surge para melhorar as condições de vida dos habitantes.

Na ocasião, o secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Victor, revelou que com a instituição próximo das comunidades, será possível amealhar fundos necessários do que é extraído nas zonas diamantíferas, para implementar projectos sociais na circunscrição.

A Fundação Brilhante é o braço social de todas as empresas mineiras e da ENDIAMA EP, cujo objectivo é exclusivamente apoiar socialmente as populações residentes nas zonas circunvizinhas às minas e não só.

Explicou, sem revelar os planos concretos de acção nas comunidades, que existem vários projectos que deverão ser concertados com o Executivo, para posteriormente melhorarem a vida nas comunidades.

Emprego

De acordo com o secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Victor, com a implementação de novos projectos mineiros na região e com a abertura do Luaxe haverá pelo menos uma centena de empregos para os jovens locais.

Para tal, referiu-se à necessidade de os jovens apostarem na formação técnico-profissional nas mais diversas áreas, para corresponderem as exigências do mercado laboral do sector diamantífero e do Pólo, daí que, a Fundação Brilhante será responsável pela promoção de alguns cursos para os jovens e crianças.

Projectos em carteira para 2021/2022

Para até 2022, a fundação tem assentes no Sistema Único de Responsabilidade Social (SURS) programas e projectos desenhados de forma a acudir e ajudar as populações mais carenciadas, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida, mediante uma abordagem que garanta a sustentabilidade dos mesmos.

Assim, as acções perspectivadas pela Fundação Brilhante na Lunda Sul, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Zonas Mineiras (PDSZM), numa primeira fase, beneficiarão a região leste, podendo posteriormente serem estendidas para as províncias do Bié e Malanje.

O PDSZM será gerido pela fundação, sob um novo modelo de gestão, que inclui o Comité de Auditoria Externa, sociedade civil, autoridades tradicionais, governos provinciais e será um contributo para a concretização do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), gizado pelo Executivo.

O foco será a construção e reabilitação de escolas do ensino primário, apoio escolar nos centros de acolhimento e de ensino superior, e incentivo ao desporto, à cultura, agricultura e à preservação do meio ambiente.

A inauguração das sedes da Endiama Mining (Lunda Norte) e a Fundação Brilhante (em Saurimo) enquadram-se nas comemorações do Dia do Trabalhador Mineiro, que se assinala a 27 deste mês.

A Fundação Brilhante foi instituída pela ENDIAMA E.P., a 24 de Outubro de 1990.





Notícias de Interesse

+