Saurimo vai ganhar mais 25 megawatts de energia

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 22 Fevereiro De 2024    15h05  
Director do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infraestrutura da Lunda Sul, Félix Manassa
Director do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infraestrutura da Lunda Sul, Félix Manassa
Quintas Benjamim

Saurimo – O município de Saurimo, província da Lunda-Sul, vai ganhar nos próximos dias mais 25 megawatts, provenientes da turbina a gás e diesel, com vista ao aumento e expansão da rede pública de energia na circunscrição.

Segundo o director dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Félix Manassa, a rede pública de fornecimento de energia vai ver aumentado a sua capacidade, sendo que, nesta altura, a unidade operadora da corrente eléctrica passa por testes de condicionamento que tiveram início na terça-feira (20).

Explicou que a turbina a gás e diesel entrou em fase de testes e terá a duração de aproximadamente 72 horas e está com uma injecção de 10 megawatts.

Já, na segunda fase, vai-se iniciar o processo de injecção do motor, para se atingir a sua carga máxima, e suportar a distribuição de energia a toda cidade capital (Saurimo).

Sublinhou que mesmo com o funcionamento da turbina a gás, o processo de expansão da rede de média e baixa tensão vai continuar, sendo que neste momento está-se no bairro Txizainga II, na zona da Conduril.

Na província da Lunda Sul, a ENDE controla cerca de 24 mil clientes, dos quais 20 mil no sistema pós-pago e quatro mil pré-pagos.

A cidade de Saurimo beneficia de energia eléctrica, através de duas centrais térmicas do Nhama e Txicumina, com 20 e 19.5 megawatts, respectivamente. QB/JW/AC

 

 

 

 

 

 





Notícias de Interesse

+