Secretário de Estado inteira-se dos ensaios da barragem do Luachimo

     Economia           
  • Lunda Norte     Sexta, 16 Dezembro De 2022    11h41  
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Central de máquinas da barragem do Luachimo
Helder Dias

Dundo- O secretário de Estado da Energia, António da Costa, está, desde o princípio da manhã desta sexta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, para se inteirar da fase final dos ensaios das primeiras duas turbinas da barragem hidroeléctrica do Luachimo, cuja entrada em funcionamento está prevista para o corrente mês.

As duas primeiras turbinas do maior projecto hidroeléctrico do Leste de Angola, vão produzir cerca de 16 megawatts  de energia eléctrica.  

Os ensaios finais das duas das quatro turbinas previstas, tiveram início em Novembro do ano em curso.

Avaliadas em mais de 212 milhões de dólares, por via de uma linha de crédito da China, as obras  de reabilitação e ampliação da barragem, em curso desde 2016,  vão elevar de 8,4 para 34 megawatts (MW) a capacidade energética , superior a necessidade local, ou seja, deverá restar cerca de 50 por cento da energia produzida como reserva.

O projecto contempla duas subestações eléctricas já concluídas com uma rede de transporte de 60 quilovolts.

A entrada em funcionamento desse projecto energético, vai permitir a expansão de energia em benefício de 186 mil residentes na cidade do Dundo e nos municípios de Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

Para além das ligações domiciliares, que na primeira fase vão beneficiar mais de nove mil famílias, o projecto prevê cerca de 30 ligações industriais.

A Lunda Norte, com quase um milhão de habitantes, resulta da divisão da antiga província da Lunda, a 4 de Julho de 1978. Está localizada no nordeste do país e é constituída pelos municípios de Chitato (capital política e económica), Cambulo, Caungula, Cuilo, Cuango, Capenda Camulemba, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.





Notícias de Interesse

+