Sector das pescas quer revitalizar projectos de aquicultura no Bengo

     Economia           
  • Bengo     Sexta, 05 Março De 2021    21h08  

Caxito - Os projectos de fomento da aquicultura nas comunidades da Ibêndua e do Úlua, município do Dande, província do Bengo, paralisados de 2019 a Março de 2020, começam ser revitalizados a partir deste mês .

O facto foi anunciado, nesta sexta-feira, na província do Bengo, pela secretária de Estado das Pescas, Esperança Maria da Costa, durante uma visita que efectuou aos referidos projectos, ao Centro de Apoio a Pesca Artesanal, ao Entreposto de Processamento de Pescado e ao Centro Regional de Fiscalização Pesqueira.

Os projectos das comunidades da Ibêndua e do Úlua estão orçados em 35 mil dólares, e foram construídos no âmbito do fomento da aquicultura comunal no país.

Em declarações à imprensa, a responsável informou que as comunidades destas localidades vão beneficiar, a partir deste mês, de ração e alevinos, para repovoar os tanques, por forma a ajudar as mais de 62 famílias beneficiárias dos dois projectos.

Em relação ao centro de apoio a pesca artesanal do Yemba, inicialmente orçado em cerca de dois milhões de dólares, disse que este poderá arrancar brevemente, já que a sua execução física está praticamente concluída.

Este centro, cuja obra iniciou em 2016, ocupa um espaço de 170 metros quadrados e comporta áreas de Frio, de Processamento, Secagem do peixe, Fábrica de Transformação de insumos e farinha e óleo de peixe.

A responsável visitou também o entreposto de processamento de pescado, paralisado há mais de dois anos devido a algumas irregularidades, e com capacidade para processar 200 toneladas do peixe.

Esperança da Costa constatou igualmente o estado de funcionamento do Centro Regional de Fiscalização Pesqueira e de Aquicultura que atende e as províncias do Bengo e Cuanza Norte.

A cooperativa  de pesca da  Ibêndua possui oito tanques de criação de alevinos e controla mais de 50 associados. Já a cooperativa do Úlua tem 15 gaiolas e 27 associados.





+