Sector informal absorve 80.5 por cento da população do Huambo

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 06 Outubro De 2023    06h11  
Vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo , Angelino Elavoco
Vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo , Angelino Elavoco
Zeferino Zinga-ANGOP

Caála - O vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, revelou nesta quinta-feira, que o sector informal absorve 80.5 por cento da população, através de iniciativas empreendedoras focadas auto-emprego.

O responsável fez esta afirmação numa conferência sobre o Estado sociopolítico e econômico da província do Huambo, inserida na 19º edição do Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitário (CANFEU), que decorre de 05 a 08 do corrente mês, na comuna da Calenga, município da Caála, província do Huambo.Na ocasião, lembrou que a província do Huambo tem uma população estimada em mais de dois milhões e 700 mil habitantes, distribuídos em 111 municípios, sendo que 63.1 por cento tem, formalmente, empregada, enquanto 29. 6 por cento é desempregada. 

Disse que a região coloca, anualmente, mil 500 candidatos no mercado de trabalho, sobretudo, jovens formados no ensino superior e sete mil com nível médio, na sua maioria, ligados ao sector informal.

Segundo em 2019, apesar de ter uma população crescente no sector informal, o Governo da província do Huambo começou a registar tendência de aumento das receitas fiscais locais, devido ao dinamismo das actividades económicas concentradas na redução da informalidade, recolha de diversos impostos e a aplicação do portal do munícipe.

Nesta altura, acrescentou, as receitas fiscais passaram de 10.6 mil milhões de Kwanzas (2019) para 20.5 mil milhões de Kwanzas (2022), numa altura em que em oito meses do corrente ano, foram arrecadadas KZ 17 mil milhões.

Angelino Elavoc admitiu que a juventude, actualmente, tem dificuldades de encontrar o primeiro emprego, uma situação que exige a dinamização constante das políticas públicas para se poder promover novos postos de trabalho na região. 

Com a participação de mais de mil jovens das 18 províncias do país, o CANFEU é um espaço juvenil e académico de promoção e exercício livre de debates e de diálogos construtivos na solidariedade e do lazer educativo, bem como de manifestação juvenil da cultura, dos hábitos e costumes das várias províncias e regiões do nosso país.

O evento decorre sob o lema “Juventude Universitário Amar a Pátria e fazer Angola Crescer". LT/ALH





+