Serviço de cabotagem pode estender-se aos países vizinhos

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 20 Abril De 2022    17h15  
Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu
Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu
Francisco Miúdo

Soyo – O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou, esta quarta-feira, no Soyo, província do Zaire, que o serviço de terminais de passageiros e carga pode fazer desta localidade e Cabinda de uma placa giratória no transporte de mercadoria para os países vizinhos.

De acordo com o governante, que falava à imprensa no acto de inauguração do terminal fluvial do Soyo, países como a RDC e o Congo Brazzaville podem beneficiar desse serviço, que muito dependem das trocas comerciais com Angola.

“Temos, claramente, uma infra-estrutura que pode servir de suporte à actividade comercial e promoção às exportações nacionais para os dois países vizinhos”, sublinhou.

Disse, por outro lado, que com a inauguração do terminal local de passageiros e carga, a província de Cabinda fica mais próxima com o resto do país.

Para além da aproximação, o ministro anteviu, também, uma evolução no tecido económico com as duas regiões com a redinamização da rede de cabotagem, através de catamarã e maiôs de transporte de carga nesta rota.

Na opinião do ministro, essa travessia do modo como era feita antes (com embarcações artesanais), acarretava grandes riscos para os utentes.

Um navio de carga com capacidade de transportar nove contentores de 20 pés e 10 viaturas também esta disponível na referida rota.

 

 





Notícias de Interesse

+